RELAÇÕES SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL – ESBOÇO DE UMA INTERPRETAÇÃO HISTÓRICO- METODOLÓGICA

1758 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
SERVIÇO SOCIAL
3ºSEMESTRE – 2014
SERVIÇO SOCIAL – SURGIMENTO E INSTITUICIONALIZAÇÃO NO BRASIL
PROFª Ms. CLAUDETE NEGREIROS

CAPÍTULO III O SESI E O SERVIÇO SOCIAL
DO LIVRO:
RELAÇÕES SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL – ESBOÇO DE UMA INTERPRETAÇÃO HISTÓRICO- METODOLÓGICA
AUTORES: IAMAMOTO, MARILDA VILELLA, DE CARVALHO, RAUL
38ªED.
CORTEZ, SÃO PAULO
2013

CLEIDE GOUVEIA
ELISABETE M. Paiva JOYCE LOPES

Serviço Social da Indústria (SESI)
Através do mecanismo de Decreto-lei vigente ainda, durante o período de elaboração da nova Constituição, é oficializado em 1º de julho de 1946 o Serviço Social da Indústria (SESI).
Pelo então Presidente da República: Eurico Gaspar Dutra, a partir da constatação das dificuldades do pós guerra e da premissa do dever do Estado em concorrer diretamente, incentivar e estimular a cooperação das classes para a promoção dom bem-estar considerando-se que a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com recursos próprios, dispõe-se a, proporcionar Assistência Social e melhores condições de habitação, nutrição e higiene ao operariado, assim, desenvolver o esforço de solidariedade entre empregados e empregadores.
Era o resultado da convicção de diversos empresários, entres eles Roberto Simonsem, de Saõ Paulo e Euvaldo Lodi, do Rio de Janeiro, de que o crescimento do País exigia tranquilidade social e solidariedade entre as classes.
Sendo assim, incentiva o espírito de justiça social, concorrendo para a destruição, em nosso meio, de elementos propícios à germinação de influências dissolventes e prejudiciais aos interesses da coletividade.
É de responsabilidade do SESI estudar, planejar e executar medidas que contribuam para o bem-estar do trabalhador na indústria. Entre as funções da nova instituição, que será gerida pela corporação empresarial estão, defesa dos salários reais do operariado - com a melhoria das condições de habitação, nutrição e higiene - a assistência aos problemas

Relacionados