RELAÇÕES DE TRABALHO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - Wanderley Codo

950 palavras 4 páginas
RELAÇÕES DE TRABALHO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Wanderley Codo

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano. Dentre os diversos enfoques acerca de "comportamento", o autor sugere que o psicólogo deve estudar o trabalho humano, no sentido de tentar compreender "como os homens transformam a natureza, como se organizam para produzir" (p.137). Desta forma, segundo ele, é possível entender como e por que o homem se comporta.

Segundo o autor, as relações de trabalho determinam o comportamento humano, suas expectativas, seus projetos para o futuro, sua linguagem, seu afeto, seu modo de agir, de se vestir, de falar, etc.

"O homem está vivo porque se alimenta. Sua alimentação é conseguida através de seu trabalho" (p. 140). Para Engels, o único fato histórico que existe é que o homem precisa sobreviver. O que muda são as relações de produção, são as relações sociais que permeiam ou que significam a relação entre os homens.

Qualquer comportamento que se afigure objeto de estudo da psicologia é permeado necessariamente pelas relações de produção, uma vez que o comportamento é determinado a partir dessas relações de produção, analisando as condições do trabalho humano e a respectiva inserção do homem nesse processo (p. 141).

Para o autor, se trata de determinação e não de subordinação, pois, o comportamento do homem é determinado pela sociedade onde vive sem, no entanto, se reduzir àquela sociedade. Se o sistema gera alienação, necessariamente não precisamos ter trabalhadores alienados, porque juntamente com a alienação, o sistema gera revolta, a exploração de classe determina o desenvolvimento de uma nova consciência de classe e a luta por um novo sistema social (dialética/contradição) (p. 142).

"A PSICOLOGIA TOMA O TRABALHO A PARTIR DAS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO CAPITALISTA" (p. 143).

A mudança do sistema feudal para o sistema capitalista trouxe uma mudança no modo de produção (e consequentemente na forma de exploração) que "libertou" o homem do

Relacionados