Relaçãoo Econômica entre Brasil e União Europeia

1735 palavras 7 páginas
Relação Econômica entre Brasil e União Européia

As relações econômicas entre o Brasil e a Europa existem de fato desde a chegada dos europeus ao continente sul-americano e são muito importantes. A questão que agora se apresenta é a de refletir sobre as possibilidades de intensificar estas relações ou de redefini-las em bases distintas. As trocas, integrações, acordos e conexões entre países e/ou blocos regionais têm sofrido transformações fundamentais e o desafio de estabelecer laços está presente para todos.
Para apresentar o Brasil a interessados na cultura e nas economias é imprescindível que se mencione alguns aspectos que ajudem a entender a realidade atual. Assim,buscaremos entendê-la no momento presente através de alguns indicadores de desempenho, o que necessariamente mostrará as bases de sua inserção internacional e o papel que desempenha no continente.
O Brasil cultiva estreitas relações humanas, políticas e econômicas com a Europa, especialmente com os países da União Européia. Brasil e Europa têm muitos interesses em comum e compartilham valores semelhantes.
Ambos os lados sabem que o respeito aos direitos humanos, à democracia e o Estado de direito, bem como uma economia de mercado com foco social, são premissas decisivas para a estabilidade política, o desenvolvimento sustentado e sucessos na superação da pobreza e de injustiça social. O Brasil tem tanto interesse no desenvolvimento dos processos de integração regional como os países europeus. Existe consenso em muitas questões de política internacional.

Posição do Brasil na nova ordem regional
Como se evidencia do título usado no presente texto, o mesmo abordará algumas questões concernentes à formação de blocos regionais, sejam eles com objetivos mais gerais ou apenas visando a existência de uma área de livre comércio, e paralelamente a posição do Brasil nesta nova ordem regional.
Atualmente observa-se que os temas pertinentes à formação de blocos regionais vêm assumindo um papel fundamental na

Relacionados

  • Direito
    271057 palavras | 1085 páginas
  • INTRODUÇÃO AO DIREITO
    290785 palavras | 1164 páginas
  • Direito
    275457 palavras | 1102 páginas