Relação Terapêutica em um Caso de Fobia Social1

1291 palavras 6 páginas
Relação Terapêutica em um Caso de Fobia Social1

Há um grande número de estudos so-bre a natureza dos Transtornos de Ansiedade. A ansiedade caracteriza-se pela presença dos seguintes sintomas: tensão, preocupação, irritação, angústia, dificul-dade de concentração, tonturas, cefaleia e dores musculares. O indivíduo com inten-sas “crises de ansiedade” (ou melhor, alte-rações comportamentais, como as citadas) evita o contato ou a exposição a determi-nadas situações por temer uma possível perda de controle ou um ataque cardíaco. Assim, esse indivíduo visa o controle de eventos relatados como “internos” e “exter-nos”, havendo uma tendência de esquiva de situações que envolvam um maior grau de ansiedade (Caballo, 1996/2002; Dal-galarrondo, 2000. Ver também o capítulo de Bravin e de-Farias e o de Fugioka e de-Farias neste livro).
Dentre os diversos transtornos de an-siedade, destaca-se aqui a fobia social, que se caracteriza por um medo intenso de situações sociais que envolvam um grupo de pessoas, de falar em público, de conta-to com pessoas estranhas e com pessoas que possam ser consideradas superiores a ela (APA, 2002; Campbell, 1986; Falco-ne, 1999).
Muitas explicações desses transtornos baseiam-se em fatores biológicos, neuroló-gicos e químicos. Para os analistas do com- portamento, que consideram a Psicologia como ciência que visa investigar relações organismo-ambiente, essas explicações não seriam satisfatórias. Isso não quer dizer que os analistas do comportamento excluam afirmações sobre os fatores acima citados, mas somente que descartam expli-cações que não levem em consideração a totalidade das interações entre organismo e seu ambiente, do qual o biológico seria apenas uma parte. Assim, os comporta-mentalistas não separam a pessoa de um “eu essencial” ou entidade localizada atrás do indivíduo, e sim estudam o indivíduo na sua relação com o ambiente passado e atual (Skinner, 1953/1998, 1974/1993 e 1989/1991; Todorov, 1989).
Não se pode dizer que essa

Relacionados