Relação hipsiometrica dendrometria

3214 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CAMPUS PROFª CINOBELINA ELVAS
CURSO: ENGENHARIA FLORESTAL
DISCIPLINA: DENDROMETRIA
PROFª. ALLYSON ROCHA ALVES

Relação Hipsométrica

ACADÊMICOS:
RAFAEL MARTINS
SHILTON SILVA
THEO KIRK LEAL

BOM JESUS-PI/ NOVEMBRO DE 2011.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 2 1.1 Relação hipsométrica em florestas equiâneas 5 1.2 Relação hipsométrica em florestas inequiâneas 7 2. Modelos de relações hipsométricas 8 2.1 Modelos Lineares Clássicos 9 2.2 Modelos Não Lineares 10 3. BIBLIOGRÁFIA 11

1. INTRODUÇÃO
Com intuito de reduzir gastos durante a coleta de dados no inventário florestal, vários pesquisadores tem estudado a relação existente entre o diâmetro e altura das árvores, denominada relação hipsométrica. Através dela é possível estimar a variável a partir da medição do diâmetro. Vários modelos matemáticos pode se adequar a relação hipsométrica. Essa relação é comumente simbolizada por “h/d” e denominada relação hipsométrica (FINGER, 1992).
A relação hipsométrica descreve a relação entre o diâmetro e a altura das árvores em um povoamento em uma determinada data (Schmidt, 1977), podendo essa relação ser representada por um modelo matemático.
A necessidade de implantar o planejamento florestal torna necessário o estudo das relações biométricas, dentre as quais, a relação hipsométrica, pois esta possibilita conhecer com precisão a altura das árvores indiretamente, reduzindo o tempo e o custo do levantamento de dados no inventário florestal (Zanon et al., 1996).
A relação hipsométrica não apresenta um relacionamento biológico bem definido, tal como altura e idade ou diâmetro e idade, havendo grande variabilidade em altura para um mesmo diâmetro em sítio e idades diferentes
(Chapman & Meyer, 1949) citado por Azevedo et al., 1999).
A relação hipsométrica é influenciada pela idade, sítio, densidade, tamanho da copa e espécie (Loetsch et al., 1973; Husch et al., 1982; Finger, 1992; Scolforo, 1999).
Porém o uso

Relacionados