Relação entre o filme Thelma e Louise de Ridley Scott e a questão da liberdade em Sartre

847 palavras 4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO - UNIFAI
Marcelo de Luna Rodrigues

Relação entre o filme Thelma e Louise de Ridley Scott e a questão da liberdade em Sartre

Introdução
O tema da liberdade sempre foi debatido e questionado durante toda a história da filosofia e atualmente não é diferente, mas em Sartre isto é bem característico.
O intuito deste trabalho é apresentar a relação entre o filme exibido, “Thelma e Louise” de Ridley Scott, e a liberdade em Sartre.
O que pode ser a liberdade para alguns, pode não valer para outros e o que Sartre nos ensina é que a liberdade ocorre no momento em que o homem encontra nela sua existência e que esta precede a essência. O homem existe e pronto!
Para o existencialismo sartreano, o homem deve dar conta de sua existência e sua liberdade como uma escolha, porém, tem todas as consequências posteriores a esta liberdade de escolha.
Assim, veremos como no filme é possível a relação de liberdade, escolha, determinismo, má fé, existência autêntica e os obstáculos para esta liberdade.

A relação entre o filme e a liberdade sartreana
No filme “Thelma e Louise” há vários fragmentos que se relacionam com a filosofia de Sartre e a questão da liberdade, o determinismo, a má fé, os obstáculos, os valores, porém, o foco deste trabalho será apenas na relação entre a liberdade sartreana.
O impulso das personagens para um final de semana de aventuras é única e exclusivamente a escolha de vivenciar momentos através de outra perspectiva.
A condição do agir é a liberdade e Sartre fixa a liberdade na essência do homem.
Quem nega a liberdade afirma que o homem é determinado por sua natureza, por sua natureza concreta, ou seja, que este homem a conceba como sua estrutura psíquica, como o inconsciente freudiano, quer como o homem dominado pela sociedade em que vive, pela estrutura econômica de tal sociedade ou como qualquer outra coisa.
A frustração e o tédio do casamento, relacionamentos conturbados e uma vida vazia é apenas um enredo

Relacionados