Relação entre os Princípos Seguidos Pela Escola Superior de Design de Ulm e os Produtos da Braun

2524 palavras 11 páginas
RELAÇÃO ENTRE OS PRINCÍPOS SEGUIDOS PELA
ESCOLA SUPERIOR DE DESIGN DE ULM E OS PRODUTOS DA BRAUN

Maria João Azinheira

ABSTRACT: Na Alemanha após a 1ª Guerra Mundial o ensino das artes estava dividido, e a Bauhaus foi a primeira escola que utilizou uma a metodologia revolucionária de ensino, unifindo as artes e a técnica. Mais tarde, a Escola
Superior de Design de Ulm (HfG), desenvolveu novos conceitos, que equilibrava a arte, a técnica e a teoria. O design alemão melhorou ao londo so século XX a qualidade do design, reconhecido a nível internacional pelas noções práticas e racionais alemãs, pela sua “boa forma”, visível nos produtos da Braun.

INTRODUÇÃO

Houve uma grande agitação decorrente da 2ª Revolução Industrial. Ao longo do século XX desenvolveram-se conceitos e princípios com base na tentativa de chegar a um equilíbrio entre a arte, a tecnica e a teoria, de forma a conseguir produtos fabricados industrialmente, com boa qualidade tecnica e estética. Houve institutos e movimentos que tiveram na base destes princípios.
Este trabalho pretende compreender o contexto histórico, social, político e económico da Alemanha, e relaccionar os princípios da Escola Superior de Design de Ulm com os produtos da Braun.

CONTEXTO DA ALEMANHA: HISTÓRICO, SOCIAL, POLÍTICO E ECONÓMICO

O ritmo vivido devido à 2ª Revolução Industrial, foi diferente em cada país. A Unificação da Alemanha, em 18713, impulsionou o crescimento de indústrias (Paschoarelli e outros, 2010), reduzindo os ateliês, fazendo com que se destinguissem dois tipos de produtos: os mais caros com mais qualidade, realizados por artesãos, e os mais baratos com menos qualidade, fabricados pelas indústrias (Woodham, 1997, p.11). Embora existissem movimentos como o Arts and Crafts, que criticavam o uso desapropriado e desonesto dos materiais e a falta de qualidade e estética dos produtos industrializados (Woodham, 1997, p.11), a produção em massa cresceu no final do século XIX, e a relação

Relacionados