Relatótio preparar soluções dos acidos sulfurico e cloridrico

1960 palavras 8 páginas
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO PÁGINA - 3
OBJETIVO PÁGINA - 4
MATERIAIS E REAGENTES PÁGINA - 4
PROCEDIMENTO PÁGINA - 4-5
REAÇÕES PÁGINA - 6
DADOS E CÁLCULOS PÁGINA - 6-7
DADOS E ANÁLISE DE DADOS PÁGINA - 8
CONCLUSÃO PÁGINA- 8
APÊNDICE PÁGINA- 9-10
BIBLIOGRAFIA PÁGINA- 11

1. INTRODUÇÃO

O ácido sulfúrico é produzido a partir de enxofre, oxigênio e água via processo de contato, esta substância é produzida em quantidade maior do que qualquer outra, seus principais usos são a produção de fertilizantes,o refino de petróleo,a síntese química e o processamento de minérios.
Um fato interessante é que se usa a produção e utilização de ácido sulfúrico para se medir o desenvolvimento industrial de um país,o H2SO4 é um líquido,incolor,inodoro e completamente miscível em água.
O ácido clorídrico (HCl) em uma solução aquosa extremamente corrosivo,em sua forma pura,o HCl é um gás conhecido como cloreto de hidrogênio, já em sua forma comercial também é conhecido como ácido muriático,vendido em concentrações de no mínimo 33%.Sua aparência é de um líquido incolor ou levemente amarelado,altamente higroscópico,ou seja,absorve água da atmosfera.
A formação do HCl é bem reativa.Uma das maneiras de obtê-lo é pelo aquecimento a altas temperaturas do gás hidrogênio com o gás cloro,formando o HCl em sua forma pura.
Alguns de seus usos são: acidificação de poços petrolíferos, limpeza de equipamentos (decapagem), produção de cloretos metálicos e também é utilizado como catalisador em reações orgânicas que precisam ser realizadas em pH baixo.
Uma coisa interessante, sobre o ácido clorídrico, é que apesar de ser altamente tóxico em caso de ingestão na sua forma líquida, ele está presente no suco gástrico humano.

2. OBJETIVO

- Preparar solução do tipo líquido-líquido de ácido clorídrico e outra de ácido sulfúrico.

3. MATERIAL

- 01 Béquer 100mL. (Ver Apêndice nº1)
- 01 Frasco lavador com água

Relacionados