Relatótio de Visita a ETA Monjolinho - São Carlos

821 palavras 4 páginas
SHS0408 – SISTEMA E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL
Prof. Responsável: Valdir Schalch

MAYA MINAKAWA
Relatório Visita Técnica ETA São Carlos

I. INTRODUÇÃO A água é um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico vital de seres vivos, meio de vida de várias espécies, ou matéria prima para diversas atividades humanas. Desse modo, há necessidade do manejo dos recursos hídricos compatibilizando os seus diversos usos, de modo a garantir a água na qualidade e quantidade desejáveis aos diversos fins. Relativos aos fins de abastecimento humano, é extremamente importante que a água esteja em condições adequadas para consumo. Para tal, é um processo de tratamento em unidades denominadas Estações de Tratamento de Água (ETA). A ETA consiste em um complexo sistema que tornará a água potável. As unidades de tratamento devem realizar um rigoroso controle de qualidade, observado os padrões físico-químicos e microbiológicos presentes na Portaria n° 2914 de 12 de dezembro de 2012. A ETA visitada, localiza-se na Rua Dr. Carlos Botelho, 1201 - São Carlos – SP. Foi fundada em 1959 e recebe águas das captações do Feijão e Espraiado. Atualmente trata até 540 litro/s. Produz 2.300.000 litros por mês de água potável.

II. Objetivo O objetivo da visita foi verificar e aplicar todo o conhecimento teórico adquirido na disciplina SHS 0408 – Sistemas de Adequação Ambiental tendo os seguintes aspectos:
Conhecer a estrutura da Estação, as unidades que a integram e os processos de tratamento.
Analisar aspectos ligados à limpeza e segurança da ETA.

III. Processos de tratamento Basicamente, uma ETA realiza os seguintes processos: captação, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação, ajuste de ph, reservação e distribuição, conforme mostra o esquema da figura 1 a seguir.

Figura 1. Esquema geral das etapas do tratamento de água

Captação A adutora de água bruta funciona por gravidade, capta a água do Ribeirão do

Relacionados