RelatórioELETRO 1

843 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
CAMPUS LITORAL NORTE
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Jéssika de Oliveira
Lucas Guatimosim
Luís Ubiratã Dos Santos Dietz
Nícolas Petersen
Tallis Mendes

LABORATÓRIO DE ELETROMAGNETISMO
Relatório 1 - Eletrostática

Tramandaí
2015

Resumo

Neste experimento, apresentaremos três experimentos de eletrostática realizados em laboratório. Para a realização destes, friccionamos bastões e placas em uma folha de papel para que pudéssemos observar o fenômeno dos corpos eletrizados. Trabalhamos nestes experimentos utilizando a eletrização por atrito (triboeletrização), contato e indução.

Introdução

O processo de eletrização envolve o estudo de cargas elétricas, eletrostática e a lei de Coulomb. A perda de elétrons resulta na eletrização deste, a aproximação de dois corpos com diferentes cargas elétricas causa a mudança de sua posição, fazendo com que eles se atraiam ou se repilam. O fenômeno pode ser usado para gerar energia elétrica e ser útil de diversas formas em nosso cotidiano.

Objetivos

Demonstrar noções de eletrostática, bem como funcionamento de cargas elétricas nos diversos materiais. Facilidade ou dificuldade em transferir elétrons de acordo com o material a ser eletrizado e provar que os estudos em sala de aula a respeito de eletrostática estão, de fato, condizendo com a realidade.

Procedimento Experimental

No experimento 1.1, o objetivo principal era analisarmos quais eram os tipos de cargas que apareciam sobre as barras plásticas listadas abaixo depois de terem sido esfregadas. Já no experimento 2.1, tínhamos como objetivo examinar as forças que se exerciam entre os bastões que foram previamente friccionados entre si e a folha de acetato. Por fim, no experimento 2.2, o objetivo era analisarmos como reagia uma banda condutora (folha de piezo) quando em contato com um bastão de polipropileno e de acrílico.

Nestes experimentos foram utilizados os seguintes materiais:

Relacionados