Relatório1 LEQ

2840 palavras 12 páginas
1. INTRODUÇÃO
O número de Reynolds descreve a similaridade dinâmica adimensional de um fluido em movimento dada pela razão entre a força de inércia e a força viscosa. Sir Osborne
Reynolds, um engenheiro hidráulico e físico irlandês, demonstrou, em 1883, através de seus estudos teóricos e experiências práticas laboratoriais, a existência de três tipos de escoamento: laminar, transitório e turbulento [1]. Ele injetou, dentro de um tubo transparente contendo água em movimento, uma fina corrente de um corante com peso específico igual ao da água e observou que a certa velocidade a corrente seguia uma linha reta ao longo do tubo.
Classificou este comportamento como fluxo laminar. Ao aumentar a velocidade gradativamente ao longo do experimento, notou que a linha desenhada pelo corante começava a sofrer oscilações até que o mesmo se difundisse por completo no fluxo de água. À medida que a velocidade aumentava, o ponto em que o corante se difundia por completo ficava cada vez mais próximo do local no qual foi injetado. A esse fluxo irregular ele designou o nome de fluxo turbulento. Ao trecho da tubulação em que observava a transição entre os dois fluxos, denominou de fluxo intermediário ou de transição .
Este experimento teve como objetivos determinar experimentalmente o Número de
Reynolds crítico para o escoamento de fluidos em condutos circulares e observar visualmente as características dos movimentos laminar, turbulento e a transição entre eles bem como comparar e discutir os dados obtidos experimentalmente com os dados da literatura.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Ao realizar a experiência de Reynolds, é possível comparar e visualizar os tipos de escoamento, determinando experimentalmente o número de Reynolds crítico para o escoamento de fluidos em dutos.
O experimento teve como objetivo a visualização do padrão de escoamento de água através de um tubo de vidro, com o auxílio de um fluido colorido (corante) . Seja um tubo de vidro ligado a um reservatório com água em uma

Relacionados