Relatório1 - Circuitos Elétricos e Fotônica

2319 palavras 10 páginas
Experimento 1: Resistores Lineares e Não Lineares
Circuitos Elétricos e Fotônica

Santo André - 2014

1. Sumário
2.

3. Introdução
Quando estudamos um circuito elétrico, estamos interessados em determinar a corrente que é gerada pelo terminal, estabelecendo a seguinte relação:

Onde I (ampare, A) é a razão entre a tensão V (volts, V) e a resistência R (ohm, Ω). Desta equação, podemos realizar manipulações algébricas e determinar a tensão em função do produto da corrente e da resistência [2] e também a resistência R em função da razão entre a tensão e a corrente [3].

Um circuito básico, no qual podemos verificar os valores e a existência dessas grandezas, pode ser montado quando conectamos os terminais de uma fonte de corrente contínua, cuja tensão é medida em volts, em um componente cuja resistência R, pode identificar a corrente I (Figura 1).

Figura 1 – Circuito básico

Verifica-se que a fonte de tensão, neste caso, empurra a corrente em direção do terminal negativo da bateria, para o terminal positivo. Ainda na figura 1, vemos que a fonte de tensão é representada pela letra E, e que o resistor apresenta uma queda de tensão, representado na figura pela letra V.
Quando traçamos o gráfico V-I, denomina-se a curva representada nele por curva característica. Uma vez que, a corrente esteja representada no eixo vertical, e a queda de tensão V da resistência no eixo horizontal; e no gráfico a curva represente seja representada por uma reta, o coeficiente angular [3] da mesma pode ser descrito como a resistência no material usado.
A potência é uma grandeza que mede o quanto de trabalho pode ser feito por um período de tempo. Quanto mais uma bateria, por exemplo, é capaz de converter energia elétrica em energia mecânica num mesmo intervalo de tempo, dizemos que maior é sua potência. A unidade de potência é joule/segundo (Watt, W). Um sistema pode conceder ou consumir potência. Para diferenciar devemos observar a

Relacionados