RELATÓRIO VISITA TÉCNICA TROPUÍ

3116 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO TRIPUÍ

OURO PRETO, JUNHO DE 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

AMANDA MACIEL, JOICE E LUIZ.

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO TRIPUÍ

OURO PRETO, JUNHO DE 2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1 - REFERENCIAL TEÓRICO 3
2 - A E.E DO TRIPUÍ 3
3 - CAMPO 3
CONCLUSÃO 3

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de relatar a visita técnica realizada através da disciplina de Educação Ambiental Aplicada ao Turismo, lecionada pelo Professor Ricardo Eustáquio Fonseca Filho como parte do conteúdo do curso de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, A visita fora realizada na Estação Ecológica do Tripuí, Unidade de Conservação de Proteção Integral localizada no município de Ouro Preto e teve como principal objetivo o reconhecimento da UC enquanto um espaço de aplicação das ferramentas da educação ambiental bem como a aplicação dos conteúdos educacionais vistos anteriormente em sala de aula.

1 - REFERENCIAL TEÓRICO

A necessidade dos povos em proteger a natureza não é de hoje, e vem a cada dia tendo mais força na sociedade contemporânea. Pode-se dizer que esta preocupação passou a ser mais frequente depois que os homens reconheceram os grandes impactos aos ecossistemas naturais; a ameaça e/ou extinção de espécies, os desequilíbrios ambientais ocasionados por doenças e pragas, além da minimização de recursos como a água potável e a ocorrência de desastres naturais.
A lei 9.985 de julho de 2000, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, que define as Unidades de Conservação como sendo:

“... o espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de

Relacionados