Relatório_Solução_Tampão

1322 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
INSTITUTO DE CIÊNCIA AGRÁRIAS

Helena Westerlund
Igor Henrique
Ingrid Pacheco
Isabela Caixeta
Geovana Rodrigues

RELATÓRIO 1
PREPARO DE SOLUÇÃO TAMPÃO

Uberlândia, Outubro de 2014

1. INTRODUÇÃO
Uma solução tampão trata-se de uma mistura de ácido fraco com a sua base conjugada.
Estas são soluções que possuem resistência à alteração de pH quando nelas são adicionadas pequenas quantidades de ácidos ou bases, ou quando ocorre diluição.
O objetivo de um agente tamponador é conduzir uma solução ácida ou básica a um certo pH e prevenir a mudança deste. Essa resistência do pH é devido ao equilíbrio entre as espécies participantes do tampão, ou seja, o agente tamponador sustenta esta faixa de concentração por gerar o ácido ou base conjugada necessária para manter o pH ao que está sendo colocado.
Por isso, se uma gota de ácido forte é adicionada à água, o pH muda bastante. Porém, se a mesma gota, do mesmo ácido, é adicionada a uma solução tampão, o pH praticamente não se altera.
O sistema tampão é baseado em vários tipos de compostos. O tampão de fosfato, por exemplo, é bastante utilizado em organismos vivos, pois nestes o pH fisiólogico normalmente fica em torno de 7. Isso porque a concentração de íon fosfato é alta o suficiente para que o tampão seja eficaz, o que ocorre em grande parte dos fluidos intracelulares. Porém, há um limite para o quanto de ácido ou de base pode ser colocada a uma solução tampão sem que um dos componentes seja totalmente consumido. Este limite é denominado capacidade tamponante e se trata da quantidade máxima de ácido ou de base que pode ser adicionada antes que o tampão perca sua resistência à alteração de pH.
O pH do tampão é dado pela razão entre o número de mols da base pelo ácido, expressa pela fórmula:
𝒑𝑯 = 𝒑𝒌𝒂 + 𝐥𝐨𝐠

[𝒃𝒂𝒔𝒆 𝒄𝒐𝒏𝒋𝒖𝒈𝒂𝒅𝒂]
[á𝒄𝒊𝒅𝒐]

Sendo o pKa, o logaritmo inverso da constante de acidez (Ka), dado pela fórmula:
𝒑𝒌𝒂 = −

Relacionados