Relatório sobre o livro “a felicidade das borboletas” da autora patrícia engel secco

441 palavras 2 páginas
RELATÓRIO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Após o término da pesquisa, onde a mesma foi feita com muito entusiasmo e dedicação, foi percebido como é importante fazer com que as pessoas que possuem algum tipo de limitação, neste caso a visão, se sinta tão importante quanto a pessoas que não as possui e desse jeito fazê-la entender que elas também fazem parte desse processo único que é o ensino-aprendizagem.
Com a leitura do livro “A felicidade das borboletas” da autora Patrícia Engel Secco, e após responder as atividades propostas, pode-se entender como é necessária a orientação e o entendimento perante a situações que acontecem no dia a dia. Na história, Marcela é uma menina cega, porém em nenhum momento ela se sente diferente das outras crianças que convivem com ela, pois o fato de ser deficiente visual é um simples detalhe.
Prosseguindo com a pesquisa, foi realizada a experiência prática com os alunos do 1º e 2º Períodos. Foi muito prazeroso e realizador ver com que eles ao mesmo tempo que se divertiam, também faziam relação com a deficiência visual. Sentiram insegurança, angustia e alguns não quiseram colocar a venda com receio do que poderia acontecer. Com a outra experiência prática foi basicamente a mesma coisa, porém com a diferença de que eles poderiam tocar nos objetos, dando a eles além da segurança também a confiança no que estavam fazendo.
Com isso, depois de ter feito todas as atividades e repensado muitas questões que às vezes passam pela cabeça, fica possível ter um sentimento mais apurado do que é realmente a deficiência propriamente dita. Querendo ou não essas pessoas possuem algumas restrições, mas que nem por isso deixam de ser capazes de realizá-las dentro de seus limites.
Portanto, além do estudo ter proporcionado uma experiência única despertando um maior interesse em saber como é a vida de um deficiente visual, trouxe também a certeza de que as pessoas com esse tipo ou outro de deficiência não querem e não podem ser tratados como coitados ou então

Relacionados

  • Terceira etapa exercicios
    6274 palavras | 26 páginas