relatório reacanto são camilo

4953 palavras 20 páginas
1)Introdução1.1 História do Hospital
Tudo começou quando o padre Teófilo Sanson, pároco de Sete Lagoas - MG, da arquidiocese de Mariana, esteve como interno no hospital de Pádua, onde os capelães eram camilianos. Vendo todo atendimento prestrado pelos capelães e como tratavam os doentes, gostou muito e os convidou para uma futura fundação em Minas Gerais. Quando o padre Alfonso Andrioli ficou sabendo desse convite, escreveu ao arcebispo de Mariana, D. Silvério Gomes Pimenta que respondeu rapidamente, oferecendo paróquias e hospitais.
Os padres e irmãos camilianos tem como carinho único referente ao trato com doentes, atuando em todas as áreas do mundo da saúde. Tendo como fundador São Camilo de Lellis, que nasceu em Bucchianico (Chieti - Itália), em 1550 justo nesse ano faleceu um outro homem importante da caridade, S. João de Deus que morreu em Roma, em 14 de julho de 1614.
Agora, , os camilianos estão a mais de 85 anos e contam com 15 comunidades religiosas, somando muitos religiosos, padres e irmãos; cuidam de em média 45 hospitais e outras instituições (próprios ou de terceiros); algumas faculdades e escolas com mais ênfase na área da saúde.O destaca fica para o o Centro Universitário São Camilo, em São Paulo; exercem seu ministério em 7 paróquias e em muitas capelanias hospitalares; animam a pastoral da saúde a nível nacional através do "ICAPS - Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde", em conjunto com a CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil, dioceses e paróquias.
1.2 Dados gerais sobre o hospital
O Recanto São Camilo fica na Granja Viana na cidade de Cotia - SP, com belos bosques e jardins, esse local pertencia ao Seminário São Pio X, construído em 1959. No ano de 1972, fizeram algumas reformas e adaptaram para receber pessoas idosas e oferecer atendimento como asilo e ao mesmo tempo hospital, depois de algum tempo construíram um novo pavilhão aumentando assim sua demanda de atendimento.
O

Relacionados