Relatório - Prepero de soluções

930 palavras 4 páginas
1. Introdução

Uma solução é a dispersão homogênea de duas ou mais substâncias, sendo que elas podem ser moleculares ou iônicas e agirem como solventes ou solutos. O solvente é o componente que, normalmente, aparece em maior quantidade e que permite a dispersão de outra substância em seu meio. O soluto é a matéria dispersada pelo solvente sendo que, na maioria das soluções, trata-se do componente que aparece em menor quantidade. A dispersão de um determinado soluto depende da sua solubilidade - influenciada pela polaridade molecular – em compostos dispersantes. O grau de interação entre os componentes da solução e quantidade de soluto podem resultar em três tipos diferentes de soluções:
Solução insaturada: em dada temperatura, contém-se uma menor quantidade de soluto dissolvido menor do que a prevista pela solubilidade da substância.
Solução saturada: contém uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade prevista para a temperatura em que se encontra a solução. Ela ainda pode apresentar a presença de corpo de fundo no recipiente.
Solução Insaturada: a quantidade de soluto em relação à de solvente é superior as proporções de solubilidade do composto na temperatura em que se encontra a solução. Uma solução insaturada pode ser obtida pelo aquecimento de uma solução saturada com corpo fundo, seguido de resfriamento lente a fim de evitar a formação de precipitado.
As soluções podem ainda serem classificadas por seu estado físico:
Soluções sólidas: o solvente é um sólido, porém os solutos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos.
Soluções líquidas: o componente dispersante sempre é líquido, no entanto, os solutos podem ser substâncias também sólidas, líquidas ou gasosas.
Soluções gasosas: tanto solvente quanto soluto devem estar no estado de gás.

2. Objetivos

A atividade “Preparo de Soluções” visa a compreensão de todos os passos necessários para o preparo de soluções, como os cálculos matemáticos – determinação da concentração em razão das quantidades de

Relacionados