Relatório - ponto d emutação

441 palavras 2 páginas
Relacione o filme “O ponto mutação” à temática discutida na disciplina destacando principalmente a relação método e a visão de mundo. O filme retrata um diálogo entre três personagens que se encontram em crise por motivos distintos, onde cada um apresenta uma maneira diferente de percepção de mundo.
O primeiro personagem é um político que após perder as eleições procura um amigo, poeta e escritor, que se mudou para a França buscando tranquilidade e inspiração.
Preocupado com a carreira, o político pede para que o amigo o ajude na próxima eleição redigindo um dircurso diferente das comuns propostas políticas.Logo de início o poeta se recusa, mas percebendo que o amigo estava em crise o convida para uma viagem a França para uma espécie de “retiro”.
Chegando a França os amigos resolvem visitar um castelo medieval e lá iniciam uma conversa fanzendo uma reflexão sobre visão/perspectiva do mundo e apresentam pensamentos totalmente antagônicos, onde poeta procura entender a essência das coisas e o político assume um pensamento bastante mecanicista e rudimentar, até mesmo bastante limitado. Podemos relacionar sua forma de pensar com a corrente positivista que analisa apenas o fato de forma isolada de outros possíveis aspectos influenciadores.
Neste cenário surge como terceiro personagem uma cientista que se demosnstra desiludida pelos rumos que os estudos científicos refletiram na sociedade, assim refugiou-se buscando refletir também sobre os próprios princípios.
Diferentemente do político, a cientista adota uma forma de pensamento que estabelece relações com o “Todo” num processo onde tudo é interligado e influencia continuamente a vida, os fenomenos, a natureza, enfim o Universo. É possível fazer uma analogia desta forma de pensar com a Fenomenologia, sendo uma corrente filosófica que considera um conjunto de fatos externos e internos ligados à consciência. Ou ainda fazer uma correlação com o Materialismo histórico e Materialismo dialético que consideram a

Relacionados