Relatório Panartrópodes

1365 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL
DISCIPLINA: Zoologia de Invertebrados
ALUNO: Antonio Reynaldo Meneses Moura
RELATÓRIO AULA PRÁTICA: ONYCHOPHORA, THILOBITOMORPHA & CHELICERIFORMES (EURYPTERIDA e XYPHOSURA)INTRODUÇÃO
Panarthropoda é um clado que agrupa os filos Arthropoda, Onychophora e Tardigrada. Ambos os táxons apresentam ecdise, que é um modo de crescimento, onde as espécies mudam, ou trocam, seu exoesqueleto por um novo. Possuem sistema circulatório aberto.
Nesses táxons, o celoma é reduzido e se desenvolve em hemocele. Em onicóforos e artrópodes, o celoma desenvolve-se por esquizocelia, porém a formação do celoma foi descrita como enterocélica em tardígrados Os artrópodes formam um grupo diversificado, que inclui animais como lacraia, aranha, siri, piolho-de-cobra, camarão, escorpião, abelha, entre inúmeros outros. É um grupo muito bem adaptado aos diversos ambientes, e atualmente representa mais de 75% das espécies de animais conhecidas. Aproximadamente 1.100.000 espécies de artrópodes foram registradas, e provavelmente o mesmo número ainda deve ser identificado e classificado.
Onicóforos são animais bilaterais vermiformes terrestres, com fortes semelhanças morfológicas com artrópodes e, em menor escala, com anelídeos. Até hoje foram descritas 110 espécies, e vivem em regiões subtropicais, e algumas regiões temperadas do Hemisfério Sul. Os onicóforos possuem hábitos noturnos sendo encontrados em ambientes úmidos e geralmente escuro.
O filo Tardigrada é representado por um grupo de pequenos animais, geralmente com menos de 1mm de comprimento. Habitam ambientes terrestres e aquáticos. Possuem um corpo longo e cilíndrico e possuem quatro pares de pernas curtas. São conhecidos como os animais mais resistentes do mundo, pois possuem uma característica denominada criptobiose, onde o seu metabolismo pode ficar imperceptível por muito tempo, e resistir à várias variações de temperatura, radiação, deficiência de oxigênio

Relacionados

  • Apostila de Zoologia
    43844 palavras | 176 páginas