Relatório Palestra Planetologia Comparativa

796 palavras 4 páginas
Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Tecnologia e Geociências
Graduação em Geologia
Geotecnologia

24ª Sessão Ordinária da Academia Brasileira de Ciências em Recife

Relatório da Palestra:
Planetologia Comparativa utilizando análogos Terra - Marte: Estudo de casos no Brasil e na
Austrália
Carlos Roberto de Souza Filho. Instituto de Geociências, Universidade de Campinas, SP.

Profª:
Aluno:

Recife,
30 de Outubro de 2014

O planeta Marte é um dos quatro planetas rochosos do Sistema Solar e é o que mais têm condições de abrigar vida e o próprio ser humano em missões futuras. Em Marte atualmente praticamente não existe atmosfera, também há pouco tectonismo, tem cerca de 38% da aceleração gravitacional da Terra e recebe apenas 44% da radiação solar que a Terra recebe. A pouca atmosfera existente é constituída principalmente por gás carbônico(CO2).
A análise da superfície topográfica é feita por sensoriamento remoto em missões realizadas por vários países, principalmente pelos Estados Unidos, mas que recentemente contou com a Índia, como o primeiro país a ter sucesso logo na primeira missão à Marte. Foram mapeados vulcões, vales, canais e ravinas na superfície de Marte. Os canais e ravinas podem ser pistas de que houve transporte por água no passado. Posteriormente foi abordado na palestra a comparação de imagens tiradas em diferentes épocas que mostram que houve um transporte de sedimentos semelhantes aos que ocorrem aqui na Terra quando são transportados pela água. Mas o transporte de sedimentos predominante sem dúvida é feito pelo vento. Em algumas imagens pode ser vistos rochas com erosão eólica, conhecidos aqui na Terra como ventifactos.
É possível que a atmosfera de Marte já tenha sido mais parecida com a Terra. Entre as semelhantes com o nosso planeta estão: superfície rochosa, clima(histórico e atual), hidrosfera e atmosfera. Em alguns locais foi encontrado gás carbônico congelado, o que indica uma temperatura
inferior

Relacionados

  • Coisas
    12947 palavras | 52 páginas
  • Principio da ciencia
    60101 palavras | 241 páginas