Relatório mínimo de constatação lixão de seropédica, localizado em uma localidade denominada como mutirão, próxima à linha férrea, próximo a um corpo hídrico contribuinte do rio guandú.

494 palavras 2 páginas
Relatório Mínimo de Constatação.

Local: Lixão de Seropédica, localizado em uma localidade denominada como Mutirão, próxima à linha férrea, próximo a um corpo hídrico contribuinte do rio Guandú.

Data: 06-04-2006.

Participantes: Dr. Bruno Costa Magalhães, Procurador da República, Cralos Lima Castro, Analista Processual do MPF, Marcelo Oliveira Aguiar, Técnico Administrativo e o Professor Carlos Domingos da UFRRJ.

O Lixão não apresenta nenhum controle, não há áreas separadas para disposição dos diversos tipos de resíduos, não há recobrimento, não há monitoramento de nenhum tipo (estabilidade, águas subterrâneas, superficiais, emanações de gás, etc.).

O local é à margem de uma estrada em terra batida que serve de fuga do pedágio da BR 116, podendo-se tornar, se não o é, um ótimo depósito ilegal de resíduos perigosos.

Há catadores trabalhando com os resíduos, provocando pequenos focos de incêndios que podem tornar-se trágicos, em face da ausência de controle sobre os resíduos depositados e a existência de gás metano.

Há uma estrutura de deposição dos resíduos onde é feita uma triagem, separando os recicláveis do resto dos resíduos. O trabalho é realizado por uma associação de catadores, aparentemente informal, onde pôde-se verificar a ausência do cumprimento das mais básicas normas de higiene e segurança.

Pela ausência de recobrimento, há uma grande presença de vetores, principalmente alados, gerando com certeza uma disseminação de contaminação microbiana por contato na população próxima de seu entorno.

O chorume é conduzido por gravidade (escorre) para uma área brejosa onde culmina com seu lançamento, sem nenhum tratamento, no corpo hídrico que é contribuinte do Rio Guandu (principal manancial da cidade do Rio de Janeiro). As águas subterrâneas, com certeza, estão sofrendo impacto do chorume percolado.

É mais um caso de vazadouro à céu aberto, sem absolutamente nenhum controle, com as implicações sociais e ambientais que todos nós

Relacionados