Relatório musel da língua portuguesa

307 palavras 2 páginas
Relatório Museu Língua Portuguesa
“(...) A língua é nossa mãe. O museu cuida de todos os aspectos da língua escrita, falada, da língua dinâmica, a língua da interação, a língua do afeto, a língua do gesto, e de tudo isso este museu vai cuidar.” Gilberto Gil (Discurso de inauguração do Museu em 20/03/2006).
O museu da língua portuguesa é um espaço ao lado da estação de metrô Luz, inaugurado oficialmente no dia 20 de março, o Museu da Língua Portuguesa abriu suas portas ao público no dia 21 de março de 2006. Nos três primeiro anos de funcionamento, mais de 1.600.000 pessoas já visitaram o espaço; um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.
O Museu é dividido em diversos ambientes onde podemos conhecer um pouco mais da história da língua portuguesa.No Segundo andar de exposição, há telão com projeções simultâneas de filmes da língua portuguesa no cotidiano, no ambiente seguinte uma linha do tempo que narra a história da língua portuguesa, com recursos interativos, sala com telas interativas onde o visitante pode brincar com a formação das palavras e saber sua origem e significado.
No andar seguinte há uma sala de projeção onde podemos assistir a um filme de aproximadamente 10 minutos sobre a origem da Língua Portuguesa falada no Brasil, e também uma sala onde são realizadas projeções no teto e nas paredes, onde são recitados versos nas vozes de Bete Coelho, Chico Buarque, Paulo José, José Miguel, Paulo Neves; dentre outros.

Os principais objetivos do Museu da Língua Portuguesa são:
• mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da nossa cultura;
• valorizar a Língua Portuguesa, apresentada suas origens, história e influências sofridas;
• valorizar a diversidade da Cultura Brasileira;
• realizar exposições temporárias sobre temas relacionadas à Língua Portuguesa e suas diversas áreas de influência.
Dentre

Relacionados