RELATÓRIO MRV FAC ANHANGUERA FUNDAMENOTS FISICA I

899 palavras 4 páginas
FACULDADE DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIA DA inf
Curso: Engenharia elétrica
DISCIPLINA - FÍSICA I
TURMA: 1a

RELATÓRIO Ii - “Movimento Uniforme

NILTON DUARTE ra 8828403173
LEONARDO ra 6447306330

Taguatinga , DF- setembro, 2014.
1. Título do experimento: Movimento Uniforme
2. Objetivos
Reconhecer as condições nas quais podemos afirmar que um movimento é uniforme.
Demonstrar em planilha as posições de um móvel em função do tempo.
Montar um gráfico que represente este movimento.
Equacionar o movimento.

3. Fundamentação Teórica Chamamos de referencial qualquer corpo escolhido como referencial, em relação ao qual são descritas as posições. A posição ou espaço é a distância em relação ao referencial adotado. No estudo dos movimento, quantos se dispara o cronômetro (t=0), o móvel ocupa uma determinada posição. Esta posição pode ser positiva (quando o móvel está à direita da origem), negativa (quando o móvel está à esquerda da origem), ou nula (quando o móvel está na origem) e é chamada de posição inicial do móvel (s0). Definimos deslocamento escalar ou variação da posição de um corpo num intervalo de tempo ∆t = t2 – t1. Como: ∆s = Sf – So
Onde: Sf é aposição do corpo no instante t2 e So é a posição do móvel no instante t1. No sistema Internacional de Unidades (S. I), o deslocamento é medido em metros (m). Unidade como quilômetros (km), milhas (mi), entre outras, não pertencem ao S.I. O tempo, por sua vez, deve ser dada em segundos (S) no S.I, A unidade horas (h) também é usada para medidas de tempo, mas não no S.I.
A velocidade escalar média apresenta sempre o mesmo sinal que o deslocamento escalar (s), pois o intervalo de tempo é sempre positivo. Assim, podemos ter velocidade escalar média positiva, negativa ou nula, dependendo exclusivamente do deslocamento escalar. No Sistema Internacional (SI), a unidade para a velocidade é o metro por segundo (m/s). E outras unidades, tais como cm/s e km/h são muito utilizadas.

Relacionados