Relatório MRU laboratório de fisica UNIVAG

779 palavras 4 páginas
168275-6350Centro Universitário de Várzea Grande
Cursos de Engenharia Civil
Movimento retilíneo e uniformes e suas características
Várzea Grande, 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO4DESENVOLVIENTO5OBJETIVO GERAL5
2.1.1 Objetivos específicos5METODOLOGIA5
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS6
RESULTADOS6
CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES7APÊNDICE A – Título do apêndice8ANEXO A – Título do anexo9REFERÊNCIAS10INTRODUÇÃOO movimento retilíneo é a forma mais simples de deslocamento, visto que os movimentos são ao longo de uma reta, quer seja horizontal, movimento de um carro, quer seja vertical, tratamento vetorial mais rebuscado e tratarmos em termos de grandezas escalares, com o devido cuidado de analisar os sentidos de velocidades e as mudanças de sinais que são frequentes quando redefinimos o eixo de referência. Queda ou lançamento de um objeto. Como tudo ocorre em uma dimensão pode-se dispensar o tratamento vetorial mais rebuscado e tratarmos em termos de grandezas escalares, com o devido cuidado de analisar os sentidos de velocidades e as mudanças de sinais que são frequentes quando redefinimos o eixo de referência.
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
O movimento retilíneo uniforme (MRU) surgiu dos estudos de Newton, baseado nos estudos de Galileu. O MRU é um movimento que a sua velocidade escalar instantânea é constante, ou seja, diferente de zero, como a velocidade escalar é constante em todos os instantes, ela coincide com a velocidade escalar média, qualquer que seja o intervalo de tempo considerado.
A sua aceleração é nula, igual a zero. Com isso fica claro que é um dos movimentos mais simples estudados na cinemática, aparecendo raramente em nossas vidas práticas. Esse se divide em progressivo e regressivo, sendo que no movimento progressivo, é quando o corpo se desloca a favor da orientação da trajetória, seus espaços crescem no decorrer do tempo e sua velocidade escalar irá ser positiva. Já no retrógado, o corpo se desloca contra a orientação da trajetória, seus espaços decrescem no

Relacionados

  • Relatório de Física I
    1353 palavras | 6 páginas
  • Estudante
    1183 palavras | 5 páginas