Relatório Micrometria

1123 palavras 5 páginas
LICENCIATURA EM BIOQUÍMICA
UNIDADE CURRICULAR: BIOLOGIA CELULAR

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS:
 O MICROSCÓPIO ÓTICO – COMPONENTES E FUNCIONAMENTO
 MICROMETRIA

AUTORES:
72416 - ADRIANA SILVA
70735 - ÂNGELA LIMA
71686 - INÊS PINHEIRO
71555 - TIAGO RIBEIRO

Biologia Celular

2013/2014

INTRODUÇÃO

O microscópio ótico composto é um dos principais mecanismos de evolução da
Biologia Celular, uma vez que nos permite estudar uma enorme variedade de organelos celulares de reduzidas dimensões que são dificilmente visíveis ou invisíveis a olho nu, ampliando-os e tornando possível a sua observação. Este dispositivo utiliza luz visível e um sistema de lentes de vidro que ampliam a imagem das amostras, podendo ser calculada através da seguinte fórmula:
Ampliação total = ampliação ocular x ampliação objetiva
Os primeiros microscópios óticos datam de 1600, mas é incerto quem terá sido o autor do primeiro. A sua criação é atribuída a vários inventores: Zacharias Janssen,
Galileo Galilei, entre outros. A popularização deste instrumento, no entanto, é atribuída a Anton van Leeuwenhoek, dado que este foi o primeiro a observar diferentes tipos de células, tais como: espermatozoides, glóbulos vermelhos, bactérias.
Existem determinadas características que determinam a qualidade de um microscópio, como o poder de resolução – capacidade de um microscópio distinguir dois pontos que se encontram muito próximos, o poder de definição – permite a formação de imagens com contornos bem definidos – o comprimento de onda e da abertura numérica – que nos é dada pela seguinte equação:
A.N. = representa a medida adimensional da capacidade de uma lente para receber
A.N. = n. sen α

informação (luz transmitida) de um objeto. n = índice de refração α = semiângulo de abertura

Para obtermos imagens com qualidade é necessário termos em conta alguns fatores, tais como a escala – que permita reconhecer o tamanho do espécime ou das suas estruturas – a

Relacionados

  • DESMISTIFICANDO A TOXOPLASMOSE – POR QUE O GATO AINDA É O GRANDE VILÃO ?!
    12432 palavras | 50 páginas