Relatório metalográfcio

1157 palavras 5 páginas
1. Introdução
A observação metalográfica é um meio bastante eficaz para prever ou explicar as propriedades e o comportamento de uma peça metálica, já que permite conhecer a estrutura do material, os seus constituintes microestruturais (fases).
Iremos prescrever os conceitos gerais que são aplicados na preparação do corpo de prova para análise microscópica. Aplica-se a todos os materiais e produtos metálicos ferrosos. Este ensaio preocupa-se com o material que forma determinada peça, sua composição, propriedade, estrutura, aplicação, etc.

2. Objetivo
Neste experimento iremos realizar a análise de uma peça previamente polida e atacada por um reagente específico, apropriado para o metal, de modo a expor a microestrutura da peça em análise, ou seja, através deste ensaio é possível com o uso de microscópio determinar os constituintes e a textura do metal que está sendo analisado.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS

A metalografia é a ciência que estuda os metais e ligas metálicas, quando nos mesmos obtivermos uma superfície plana, lixada, polida, e por via de regra atacada por um reativo adequado, cuja imagem obtida será visualizada e interpretada.
Através do ensaio metalográfico, pode-se determinar: * Tipo, tamanho, local e a intensidade das descontinuidades; * Identificar o possível processo de fabricação da peça; * Identificar o tipo de tratamento térmico ou termoquímico; * Valor da camada carbonetada ou descarbonetada; * Zonas de alterações térmicas sofridas por soldagem; * Penetração do cordão de solda; * Tipos de inclusões, microconstituição; * Formas de grafita, tamanho do grão; * Outros;
A metalografia pode ser dividida em: ensaio metalográfico destrutivo e ensaio metalográfico não destrutivo.
A maioria dos ensaios metalográficos realizados são destrutivos, pois se retira amostras para análise do material ou peça solicitada. Mas, nem sempre isso é possível, devido às condições que não permitem retirar amostras da peça, ou que

Relacionados