Relatório Iorganica

1480 palavras 6 páginas
RESUMO:

Foram realizadas reações para a formação de complexos de Cobre, onde posteriormente serão feitas a leitura em determinados comprimentos de onda para determinação dos valores de absorção, relacionando – os com a cor dos complexos formados INTRODUÇÃO:

Na química analítica, a espectroscopia de absorção atômica é uma técnica para a determinação de uma concentração de um elemento metálico em uma amostra de forma direta, ou a concentração de um elemento qualquer através de métodos indiretos. Pela forma direta, esta técnica pode ser usada para a determinação de cerca de 70 elementos metálicos.
A técnica parte do princípio de que os elétrons dos átomos de cada elemento especificamente, só podem sofrer certas transições. E para cada transição possível existe um pacote de energia específico, que será absorvido pelo elétron fazendo-o saltar por um curto período de tempo para um orbital de maior energia. Esse pacote de energia está diretamente relacionado a freqüência da onda de luz, pois quanto maior a freqüência da onda eletromagnética maior a energia que o fóton irá carregar. Então cada elemento possui certas freqüências de luz de serão absorvidas quando a amostra for atomizada, esse conjunto de freqüências é denominado de banda de absorção. Alguns elementos podem possuir algumas freqüências de absorção iguais, porém a banda de absorção será sempre diferente e única para cada elemento.
Para que o elemento absorva a luz é necessário atomizá-lo. Pois dessa forma o átomo do elemento a ser analisado estará isolado e com seus elétrons apenas nos orbitais atômicos. Existem duas principais formas de atomização, a eletrotérmica e a por chama. A forma utilizada pelo equipamento para atomizar a amostra é através de uma chama de alta temperatura. Os combustíveis mais utilizados para a chama são o acetileno e o óxido nitroso. Sendo o óxido nitroso o combustível que produz a chama com a maior temperatura. Devido ao processo de chama para atomizar, alguns elementos

Relacionados

  • TRABALHO DE QUIMICA reaçoes quimica e estequiometria
    1343 palavras | 6 páginas