Relatório hidrologia - renato hideaki est lerroville 25.03

890 palavras 4 páginas
RELATÓRIO DE HIDROLOGIA:
ESTUDO PLUVIOMÉTRICO DA ESTAÇÃO DE MONITORAMENTO HIDROLÓGICO DE LERROVILLE – LONDRINA-PR

Renato Hideaki Miyashita

Londrina, Março de 2013

Renato Hideaki Miyashita

RELATÓRIO DE HIDROLOGIA:
ESTUDO PLUVIOMÉTRICO DA ESTAÇÃO DE MONITORAMENTO HIDROLÓGICO DE LERROVILLE – LONDRINA-PR

Trabalho apresentado ao professor Hemerson Pinheiro da turma 2000, do terceiro ano, da disciplia de Hidrologia, do curso de Engenharia Civil.

UEL – Universidade Estadual de Londrina, Londrina
Março de 2013
INTRODUÇÃO

O regime hidrológico de uma bacia hidrográfica é determinada por fatores de natureza climática ou hidrometeorológica (precipitação, evaporação, temperatura, umidade do ar, vento, etc.) e por suas características físicas, geológicas e topográficas.
Em relação aos fatores climáticos, a temperatura, umidade e vento são levados em consideração pela influência que exercem na quantidade de água que evapora e que precipita. As condições topográficas determinam as ocorrências de áreas alagadas além de influenciar também na precipitação que ocorre na região. Já as características geológicas influenciam na topografia e no local onde a água precipitada será armazenada (superficial ou subterrânea). Para o controle do regime hidrológico de uma região são utilizados postos pluviométricos, cujo objetivo é manter um controle diário das precipitações ao longo dos anos. Esse controle permite o estudo da variação das intensidades da chuva durante o período controlado. Em alguns casos pode ocorrer falhas na leitura, e os dados apresentarem erros devido à erros dos aparelhos de registro e/ou ausência do operador do posto. Devido a isso, é sempre necessário avaliar os dados coletados antes de serem utilizados. Alguns erros que podem ser encontrados são: i) registros em dias que não existem (30 de fevereiro, por exemplo); ii) registros de quantidades absurdas; iii) erros de transcrição (preenchimento errado da

Relacionados