Relatório geotenia

1742 palavras 7 páginas
COLETA DE MATERIAIS, ENTIQUETAGEM, PREPARO DA AMOSTRA E ENSAIO DE TEOR DE UMIDADE(estufa e speedy)

Relatório apresentado à unidade curricular Geotecnia II do curso de Técnico em Edificações módulo II, como requisito parcial para aprovação.

INTRODUÇÃO
O solo é um sistema complexo, constituído de sólidos, líquidos e gases. As partículas sólidas formam um arranjo poroso tal que os espaços vazios, denominados poros, têm capacidade de armazenar líquidos e gases.
A parte líquida do solo constitui-se essencialmente de água, contendo minerais dissolvidos e materiais orgânicos solúveis. Ela ocupa parte (ou quase o todo) do espaço vazio entre as partículas sólidas, dependendo da umidade do solo.
Para determinarmos a umidade do solo é usada NBR6457/1986. Sendo feito em laboratório usando, balanças e equipamentos e estufas.
Existindo também alguns métodos que são realizados a campo, mas os ensaios são menos precisos.

OBEJTIVO GERAL
Analisar a quantidade em porcentagem de água existe nas amostras de solo.

OBEJTIVO ESPECIFICO
Apresentar como são feitas as analises de umidades no solo em laboratórios e a campo e seus procedimentos.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
A umidade do solo ou a quantidade de água existente no sol de acordo Wikipédia é definida como o peso da água contida em uma amostra de solo dividido pelo peso seco das partículas sólidas do solo, sendo expressa em percentagem.
A umidade higroscópica ou água higroscópica, de acordo com o site: http://www.solos.ufmt.br/docs/solos1/umidade.pdf , é a máxima quantidade de água, em percentagem, que o solo é capaz de adsorver da atmosfera, em forma de vapor, e manter em equilíbrio com o ambiente. É a água perdida por uma amostra de solo seca ao ar (TFSA), quando aquecida a 105-110oC, por 24 horas, em uma estufa (TFSE). É utilizada apenas para obter um fator de correção (Fc = TFSA/TFSE) para corrigir os dados analíticos, de forma a torná-los comparáveis. Utiliza-se essa correção quando o fator obtido no método

Relacionados

  • GEOTECNIA
    1507 palavras | 7 páginas
  • Areas De Atua O Da Engenharia Civil
    3615 palavras | 15 páginas