RELATÓRIO EXPERIMENTO DE ATRITO PLANO HORIZONTAL E INCLINADO

824 palavras 4 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
MECÂNICA FUNDAMENTAL

RELATÓRIO EXPERIMENTO DE ATRITO
PLANO HORIZONTAL E INCLINADO

NOMES: DIEISOM MACAGNAN, LEONARDO BARBOSA, WILLIAN LEITE - TURMA 360

Porto Alegre, 24 de abril de 2015.
Introdução

Nesse experimento será feita a análise das forças que atuam sobre um bloco em diferentes condições, assim como o atrito do mesmo em relação à superfície. Para isso será necessário decompor as forças e calculá-las, levando em consideração as leis do movimento.

Objetivo

Verificar o comportamento do coeficiente de atrito em superfície horizontal e inclinada, utilizando dois tipos de superfícies e áreas de contato diferentes, calculando então o coeficiente de atrito de cada umas das situações.

Fundamentação teórica

Quando um objeto se move sobre outro, é possível perceber uma certa resistência ao movimento, esta resistência é chamada força de atrito, que é uma força que se opõe ao movimento dos objetos. A força de atrito reage paralelamente a superfície de contato, sendo causada por uma adesão superficial que ocorre nos pontos de contato das moléculas de cada superfície, que passam a exercer forças intermoleculares entre si. Quando a força de adesão é superada o objeto entra em movimento.
A força de atrito é proporcional a força normal que a superfície exerce sobre o objeto considerado, e é independente da área de contato entre os objetos. Cada material diferente, tipo de acabamento superficial e mudança na inclinação entre o plano horizontal e o plano de movimento do objeto, resulta em uma nova força de atrito, quanto mais plana (lisa) e sem imperfeição for a superfície menor será a força de atrito.
Existem dois tipos de força de atrito, a estática e a dinâmica (cinética). A força de atrito estática é a força mínima para tirar o objeto do estado de repouso, depois deste entrar em movimento a força necessária para manter o movimento é relativamente inferior sendo chamada de

Relacionados

  • Prova do ime
    4480 palavras | 18 páginas
  • Como Tudo Come Ou Adauto Louren O Completo
    95304 palavras | 382 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas