Relatório em pesquisa floclorica

2651 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
ESCOLA NORMAL SUPERIOR
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – PARFOR

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
A TEORIA HUMANISTA

MANAUS- AM
JULHO- 2011

A TEORIA HUMANISTA

Este trabalho será apresentado à profª Jane Lindoso, para obtenção da nota parcial da disciplina Psicologia da Aprendizagem, do Curso de Licenciatura em Pedagogia – PARFOR.

MANAUS- AM
JULHO DE 2011
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM- A TEORIA HUMANISTA
CARL ROGERS

INTRODUÇÃO

Estudar a teoria de Rogers é muito importante para o educador, pois este perceberá, através dela, que há um grande trajeto a ser percorrido por todos. Um caminho repleto de esperança, conquistas, respeito, desafios, ousadia e, principalmente, muito trabalho.
Sua teoria convida a todos a refletir sobre as mudanças necessárias e que devem ser buscadas, tanto dentro como fora da sala de aula. Ela aponta para uma profunda mudança no relacionamento entre professor e aluno, relacionamento esse capaz de provocar transformações intensas, tanto no comportamento de ambos como na busca dos saberes.
Suas observações são instigantes e levam o professor a repensar a educação que é imposta atualmente. Apesar de toda intransigência do sistema educacional, essa teoria pode, sim, ser implementada dentro da sala de aula.
Os relatos das escolas que adotaram esta teoria vêm para comprovar a sua importância para o futuro da educação. Escolas que romperam com a escola tradicional, enfrentaram as incertezas e ousaram, apesar do medo, construir a escola do futuro. I – CARL ROGER E SUA TRAJETÓRIA DE VIDA Carl Rogers nasceu em 1902 em Chicago e aos 17 anos ingressou no campus de agronomia na Universidade de Wisconsin. Desistiu desse curso e matriculou-se no curso de história.
Ao findar o curso de licenciatura em história, matricula-se no Seminário da União Teológica em Nova Iorque. Após um ano no curso começa a freqüentar algumas aulas de psicologia na universidade. Encantado pelo curso de

Relacionados