Relatório ELETROFORESE DE DNA MARIA

359 palavras 2 páginas
OBJETIVOS
A prática tem por objetivo purificar DNA plasmidial, separando-o do DNA cromossômico, para então estimar a quantidade de plasmídeo purificada e mensurar o tamanho, em pares de base, do fragmento de DNA inserido entre os sítios de enzima de restrição EcoRI.

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
1. Analise o resultado do gel indicando a presença de bandas correspondentes ao plasmídeo, a presença de RNA na amostra e de possíveis contaminantes, como por ex., fragmentos de DNA cromossômico.
A partir da análise dos resultados da eletroforese, podemos perceber na canaleta da amostra 1 a presença de fragmentos de diversos pesos moleculares semelhantes aos presentes nas canaletas de amostra 1 e 3. Comparando-se com a amostra 2, em que houve tratamento com RNAse, percebemos a presença de fragmentos na amostra 1, ausentes na 2. Dessa forma, pode-se dizer que há presença de RNA. Comparando a amostra 2 com a amostra 3, em que há o mesmo plasmídeo purificado durante a prática, percebemos a presença de fragmentos de peso molecular diferente, o que pode indicar a presença de DNA cromossômico. Tanto na amostra 1, quanto na 2, podemos perceber a presença de plasmídeo, deixo a faixa de peso molecular semelhante a da amostra 3.

CONCLUSÃO
A partir dos resultados, podemos perceber que a eletroforese é um método eficiente para análise de DNA e permite diversas aplicações a partir de diferentes métodos para preparação da amostra. Como na prática, em que foi utilizada RNAse para tratar a amostra 2 e, dessa forma, aumentou as possibilidades de análise a partir da eletroforese.
Por se tratar de um método molecular, está sujeito a diversos erros durante a prática. Devido a pequenas quantidades que devem ser manuseadas, pode haver, por exemplo, adição em excesso, levando a diluição excessiva da amostra e, consequentemente, a impossibilidade de adicionar a amostra à canaleta de forma eficiente, como ocorreu com o grupo.
Por fim, é importante ressaltar que, apesar da amostra do grupo não

Relacionados