Relatório do estudo da germinação de sementes das espécies canavalia marítima rosea (fabaceae) e pavonia cancellata cav. (malvaceae)

2915 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL

DIANA THEMISTOCLES LIMA DE ARAUJO
JOSE GILBERTO AYRES MAIA JUNIOR
LARISA MARIA DA SILVA
RAFAEL LOURENCO MAIA
THALISON LUAN BEZERRA
WANCTUY DA SILVA BARRETO

Relatório do estudo da germinação de sementes das espécies Canavalia marítima rosea (Fabaceae) e Pavonia cancellata cav. (Malvaceae)

NATAL / RN
2013
DIANA THEMISTOCLES
JOSÉ GILBERTO
LARISA MARIA
RAFAEL LOURENÇO
THALISON LUAN
WANCTUY DA SILVA BARRETO

Relatório do estudo da germinação de sementes das espécies Canavalia marítima rosea (Fabaceae) e Pavonia cancellata cav. (Malvaceae)

Trabalho apresentado ao Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na disciplina Ecofisiologia Vegetal, ministrada pela Professora Gislene Ganade.

NATAL /RN
2013

Resumo
Experimento realizado como indicação de potencial germinativo, com sementes que foram selecionadas a partir do acervo contido na casa de vegetação do horto da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foram divididos 5 grupos de sementes, sendo selecionadas 20 sementes de Canavalia marítima rosea (Fabaceae) e 20 sementes Pavonia cancellata cav. (Malvaceae) para cada grupo. Limpas e secas, as sementes foram submetidas aos tratamentos controle (100unds.) e escarificação mecânica (100unds.), acondicionadas em recipientes plásticos em grupos de 10 sementes, envolvidas em papel toalha e tratadas com regas regulares pelo período de 14 dias, sendo mantidas sobre a bancada e expostas a luminosidade natural. O resultado obtido quanto à emergência das sementes em cada lote após este período, foi analisado através da utilização do teste F de análise de variância - ANOVA e o resultado do conjunto, exposto à verificação de confirmação de hipóse de variância das médias. Conclui-se que há relativa significância na

Relacionados