RELATÓRIO DO COMPORTAMENTO CINÉTICO DOS GASES

493 palavras 2 páginas
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO CINÉTICOS DOS GASES Bruno Lambert, Emílio Guilherme, Gianni Allan, Iago Dorian, Igor de Oliveira,
Jorbson Josué, Pedro Paulo e Tayana Silva.
Faculdade Estácio de Natal Campus Alexandrino
Turma nº 3001- segunda-feira– Noite –1º Horário - Física Experimental II

Resumo: Este artigo identifica e conceitua o modelo físico, enunciando hipóteses que caracterizam um gás perfeito; é feito a interpretação física, através de um modelo, o cálculo cinético da pressão, temperatura, energia cinética molecular média de uma espécie de gás, bem como, verifica experimentalmente através de um modelo, a energia interna de uma porção de gás. Experimento realizado no laboratório de Física Experimental, na Faculdade Estácio de Sá, Campus Alexandrino de Alencar.

Palavras –Chave: Gás, energia e cinética.

1. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

De acordo com o experimento realizado no laboratório de física, entendemos que: a teoria cinética dos gases tem o intuito de explicar as propriedades e o comportamento interno dos gases. A teoria cinética tem na sua origem um caráter mecanicista. Bernoulli, em 1738,afirma que a pressão de um gás se deve ao impacto das partículas que o compõem nas paredes do recipiente onde está contido. Contudo, No estudo dos gases adota-se um modelo teórico, simples e que na prática não existe, com comportamento aproximado ao dos gases reais. Essa aproximação é cada vez melhor quanto menor for apressão e maior a temperatura. Esse modelo de gás é denominado de gás perfeito.

Lei geral dos gases perfeitos

A expressão que determina a lei geral para os gases perfeitos pode ser vista da seguinte forma:

P0VO/T0 = PV/T

Onde po, Vo e To são respectivamente a pressão inicial, volume inicial e temperatura inicial. Essa é uma expressão que é utilizada para quando as variáveis de um gás apresentar variações.

2. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO

Esse experimento sobre a Cinética dos Gases, foi realizado sob

Relacionados