Relatório do 1,2,3 e 4 capitulo do Livro "Descobrindo a História da Arte" de Graça Proença

2042 palavras 9 páginas
Relatório de Artes
Centro Paula Souza
Etec: Professora Anna de Oliveira Ferraz
Nome: Estevan Barbosa Lopes Nº 12
Série: 1ºD
Professor: Richard
Matéria: Fazer um relatório baseado nos capítulos 1, 2, 3 e 4 do Livro.
Araraquara – 25 de Março de 2014
Capítulo 1 _ A arte na Pré-História

O Ser Humano sempre procurou representar, por meio de imagens, a realidade em que vive – pessoas, animais, objetos e elementos da natureza, etc. – e os seres que imagina – divindades, por exemplo.
As primeiras expressões artísticas
As artes visuais – desenho, pintura, grafite, escultura, etc. -, a literatura, a música, a dança e o teatro são formas de expressão que constituem a arte.
As primeiras manifestações Artísticas foram os desenhos.
As mais antigas figuras feitas pelo ser humano foram desenhadas em paredes de rocha, sobretudo em cavernas. Esse tipo de arte é chamado de rupestre, do latim rupes, rocha.
O ser humano retrata a si mesmo
No último período da Pré- História, o Neolítico, iniciou-se o desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais. Os grupos humanos, que tinham vida nômade, não precisavam mais mudar-se constantemente em busca de alimento e puderam se fixar.
Essa mudança para uma vida mais estável foi decisiva para originar as sociedades atuais e também teve reflexos na expressão artística: o artista do Neolítico passou a retratar a figura humana e suas atividades cotidianas.
O ser Humano do Neolítico desenvolveu técnicas com a tecelagem, a cerâmica e a construção de moradias. Além disso, como já produzia, fogo, começou a trabalhar na fundição de metais. Assim, suas atividades começaram a se modificar; e as pinturas rupestres registraram essas transformações.
A arte da escultura e da cerâmica
Os artísticas pré-históricos faziam também esculturas, em pedra e metal, que mostram seu empenho na criação de objetos e na representação da figura humana.
A arte na Pré-História Brasileira
Ao pensarmos no início da história do Brasil, em geral

Relacionados

  • Tmp 2882 PPP2010 1869963129
    63954 palavras | 256 páginas
  • Livro Estrada Real Completo Calaes E Gilson
    57757 palavras | 232 páginas