RELATÓRIO DE ZOO. GRUPO ANNELIDA

1259 palavras 6 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

4° período

ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS II CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Relatório de prática apresentado à disciplina Zoologia dos Invertebrados II.

Uberaba – MG
2014

RELATÓRIO:

INTRODUÇÂO
As minhocas são vermes do Filo Annelida pertencentes á Classe Oligochaeta e recebe esse nome devido à presença reduzida de cerdas que emergem diretamente do corpo. São vermes decompositores e hermafroditas que vivem em galerias subterrâneas, onde no período mais chuvoso se encontram mais próximos à superfície e no período mais seco suas galerias podem alcançar alguns metros de espessura. Esses organismos são em sua maioria saprófitos e detritivos, contudo há espécies predadoras, tendo um papel biológico extremamente importante, já que na busca por alimento reviram o solo e, conseqüentemente acabam por areá-lo, assim como suas galerias exercem a função de drenagem de água. Outro papel importante desempenhado pelas minhocas é produção de húmus, o afloramento de potássio e fósforo oriundos do subsolo e, a adição de compostos nitrogenados gerado pelo seu metabolismo.
Atualmente a criação de minhocas em minhocarias, com função de gerar húmus a partir de matéria orgânica, tornou-se algo lucra tório já que exige pouco investimento e manejo onde o produto gerado húmus de ótima qualidade e altamente disputado no mercado da agricultura e jardinagem, chegando muitas vezes á formar listas de espera.

OBJETIVO
Dissecção de espécimes viva da Classe Oligachaeta (minhocas), popularmente conhecidas como minhocuçu, com a finalidade de observar e descrever as estruturas externas e internas da mesma.

MATERIAIS E MÉTODOS.

Exemplares de minhocas (minhoca-açu).
Placa de isopor de 20 mm.
Alfinetes finos e longos.
Tesoura de ponta fina.
Pinça fina.
Lâminas bisturi.
Luvas de látex para procedimentos.
Álcool 10%.

MÉTODOS
Os

Relacionados

  • Questões de biologia
    192703 palavras | 771 páginas