Relatório de visita ao hemopi

1199 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI – UESPI
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS – FACIME
CURSO: ENFERMAGEM - 2º PERÍODO
DISCIPLINA: TRABALHO EM CAMPO II
PROFESSORA: SOCORRO ADRIANA

Visita ao Hemopi
Este trabalho contempla um relatório sobre a respectiva visita.

JEFFERSON ABRAÃO SABRINA AMORIM

TERESINA, 21 de outubro de 2013.
1. Introdução

A complexidade da hemodinâmica sempre foi objeto de estudos da fisiologia. Hoje, sabe-se que o sangue, além de transporte de gases, também é fundamental para a distribuição de nutrientes para os tecidos. Desde a antiguidade, já se imaginavam a força vital que o sangue possuía no organismo. Inúmeras foram as experiências frustradas: transfusão do sangue de outros animais para humanos e incompatibilidade sanguínea, pois não se conhecia os fatores ABO e Rh, imprescindíveis para a transfusão segura e sem riscos.
Dessa forma, percebe-se que, para a evolução dos processos de transfusão sanguínea, foram necessários os avanços em ciências, especialmente, em Genética. Entretanto, os avanços de que o sangue contaminado é transmissor de doenças foi importante para o aprimoramento de testagem de doenças e a utilização de equipamentos esterilizados e descartáveis, para a transfusão segura.
A visita ao Hemopi, promovida pela professora da disciplina Trabalho em Campo II, Socorro Adriana, realizada no dia 16 de outubro de 2013, teve como objetivo proporcionar o conhecimento, na prática, das etapas realizadas para a doação de sangue. Também fomos instruídos sobre os cuidados que o doador deve fazer antes e após a doação e perfil de quem não pode doar sangue. Além disso, também conhecemos os processos para a doação de medula. O Hemopi central, cujo foi realizada a visita, fica localizado na Rua Primeiro de Maio, 235, Centro, Teresina-PI. A visita foi acompanhada pela assistente social do Hemopi, Sr. Jesus.

2. Desenvolvimento
O HEMOPI trabalha com a

Relacionados

  • Atps
    1524 palavras | 7 páginas
  • Visita tecnica
    1060 palavras | 5 páginas
  • Captação de doador de sangue no contexto hospitalar
    2953 palavras | 12 páginas