relatório de toxocolgia

282 palavras 2 páginas
Fundamentos Práticos:
O ácido acetilsalicílico é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não-esteroides (AINE), sendo um medicamento classificado como anti-inflamatório, antipirético, analgésico e também evita o desenvolvimento, agregação das plaquetas e formação de trombos arteriais.
A ingestão de comprimidos de ácido acetilsalicílico é a causa mais frequente de envenenamento com salicilatos; Nos neonatos e nas crianças outras causas menos comuns incluem a aplicação de geles nos dentes, transferência placentária e amamentação.
Os efeitos tóxicos dos salicilatos são complexos. Os efeitos seguintes parecem ser os efeitos preliminares principais em overdose por salicilatos: estimulação do centro respiratório inibição do ciclo do ácido cítrico (metabolismo dos hidratos de carbono) estimulação do metabolismo dos lípidos inibição do metabolismo dos a.a. desacoplar da fosforilação oxidativa
Alcalose respiratória, acidose metabólica, perda de água e eletrólitos ocorrem como as consequências secundárias principais da intoxicação com salicilatos. A toxicidade do sistema nervoso central (zumbido no ouvido incluindo perda de audição, convulsões e coma), a hipoprotrombinemia e edema pulmonar não-cardiogénico podem também ocorrer, embora o mecanismo permaneça incerto.
Órgãos alvo: todos os tecidos (cujo metabolismo celular é afetado), principalmente o fígado, rins, pulmões e o VIII nervo craniano.
Toxicidade - Em adultos:
Toxicidade suave a moderada _______________ 150-300 mg/kg
Toxicidade severa _________________________ 300-500 mg/kg
Potencialmente letal _______________________ >500 mg/kg - Em crianças:
Numa criança, a ingestão de 240 mg/kg causará envenenamento moderado a severo, mas as mortes raramente ocorrem quando menos de 480 mg/kg foram tomados. O envenenamento com salicilatos em crianças pequenas

Relacionados