Relatório de saída de campo parque natural municipal raimundo gonçales malta

1241 palavras 5 páginas
Introdução

Unidades de Conservação são definidas como áreas protegidas, delimitadas, instituídas legalmente, podendo ser de domínio público ou de propriedade privada. O tratamento imposto varia conforme sua categoria de manejo. Além de preservar a biodiversidade, os recursos de fauna e flora, promove a educação ambiental, incentiva pesquisas científicas, proporciona turismo ecológico e recreativo em meio à natureza, e além de tudo gera empregos de forma direta e indireta (MARENZI, 2005).

A Lei n° 9985/2000 institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação e define as duas principais categorias, sendo elas: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável.

A categoria Parque pertence ao grupo de Proteção Integral e tem por objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, na recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico” (BRASIL, 2000).

Com o intuito de proteger um remanescente florestal, o município de Balneário Camboriú através da administração municipal pelo decreto n° 2.351 de 1993 criou o Parque Ecológico Rio Camboriú, que em julho de 2006 pelo decreto 2.611 passou a chamar-se Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta. (PMBC, 2008). O Parque possui uma área de 172.625m2 em meio à área urbanizada e junto às margens do Rio Camboriú, compreendendo o Bioma Mata Atlântica e ainda ecossistema de manguezais (PMBC, 2008). O Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta é um local onde os visitantes desfrutam de educação ecológica informal através do contato com a natureza, tendo oportunidade de contemplar as diferentes espécies vegetais e animais. O local serve de abrigo para espécies de aves, anfíbios, répteis, crustáceos, insetos e pequenos mamíferos.

Problemas Observados / Soluções Propostas

Relacionados

  • Julia Monerat - Graciliano Ramos e Jorge Amado
    160591 palavras | 643 páginas
  • contestação
    676588 palavras | 2707 páginas
  • apostila educ ambiental
    603350 palavras | 2414 páginas