Relatório De Quimica Anialitica

1560 palavras 7 páginas
1. Introdução
Em química quando estudamos misturas, descobrimos que elas podem ser homogenia ou heterogenia e quando homogenia damos a estas misturas o nome de solução;entretanto essa classificação nem sempre é possível a olho nu, para tanto existem alguns métodos que possibilitam este esclarecimento. O mais comumente utilizado é a medida da temperatura da mudança de fase. Quanto ao estado físico encontramos soluções no estado sólido, líquido e gasoso sendo que estas podem ser compostas por elementos diferentes sendo cada um pertencente a diferente estado físico ex: mercúrio dissolvido em ouro.
Soluções gasosas: este tipo de solução tem como característica nunca se apresentar como uma mistura heterogenia isso ocorre pelo fato de que todos os gases se misturam uniformemente em qualquer proporção, ex: Ar solução gasosas com a qual temos maior contato é composta prioritariamente de O2 78% N2 21% Ar 1% com pequenas concentrações de CO2 , H2O, Ne, He. Soluções liquidas: possuem arranjo molecular típico e um líquido puro, onde as partículas encontram-se próximas uma das outras. Soluções sólidas:existem dois tipos frequentemente utilizados de solução sólida as substituintes que exibem uma estrutura cristalina de regularidade estrutural mas na qual a estrutura foi feita ao acaso ou pela existência de partículas diferentes ocupando os pontos do retículo (J.B Russel 2010)
Em uma solução encontramos solutos e solvente; o solvente é o elemento em maior quantidade, em que as partículas dos solventes são preferencialmente dispersas; já o soluto é o elemento em menor quantidade e que tem suas partículas dissolvidas pelo solvente.
As soluções são utilizadas diariamente, seja na industria, no comercio e inclusive em nosso lar diariamente e foram estudas e melhoradas com a intenção de melhorar a qualidade de vida da população em diferentes níveis de aplicações.
Quando falamos de solução é necessário compreendermos o conceito de solubilidade que nada mais é do que a

Relacionados