Relatório de Quimica Analitica Dureza da Agua

872 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL
GRUPO 10 - TURMA B

RELATÓRIO
VOLUMETRIA DE COMPLEXAÇÃO POR “EDTA”-DETERMINAÇÃO DE ÍONS CALCIO E MAGNÉSIO (DUREZA DA ÁGUA)

Discente RA
Discente RA

Professor Pedro S. Fadini

São Carlos 26 de março de 2014

Apresentação dos Resultados

Para análise e determinação da quantidade de íons na água foi utilizada a volumetria de complexação, para tal utilizou-se o agente complexante EDTA (ácido etilenodiaminotetracético).
A volumetria foi dividida em duas partes, na primeira determinou-se apenas a concentração de íons carbonato de cálcio na água, onde o indicador utilizado foi a murexida, pois o mesmo consegue formar complexos de forma eficiente com os íons de cálcio em soluções básicas, já para formação de íons cálcio e magnésio o indicador mais apropriado é o ericromo T, os resultados encontrados para ambas as titulações são mostrados na tabela 1 abaixo.
Amostra
Volume de EDTA com Murexida (ml)
Volume de EDTA com Ericromo T (ml)
1
0,4
0,7
2
0,4
0,9
Média
0,4
0,8
Tabela 1: volumes de EDTA consumidos nas titulações das amostras 1 e 2.

Com os dados da tabela 1 foi possível o cálculo das durezas relacionadas a cálcio e relacionadas a cálcio e magnésio, com o auxílio da seguinte reação.
Mn+ + H2Y2- MY(4-n)- + 2H+
No caso do carbonato de cálcio.
CaCO3 + EDTA CaEDTA + CO3
Obtendo assim a dureza média de 3,57 mgCaCO3/L quando considerado apenas cálcio, e 7,14 mgCaCO3/L para dureza total das amostras de água.
Com as concentrações de íons calculadas pode-se classificar a amostra como sendo água mole, dura ou muito dura como mostra o digrama a seguir. Figura 1: Diagrama de dureza da água
Como se obteve os valores de 3,57 mgCaCO3/L referente ao cálcio e 7,14 mgCaCO3/L referente ao cálcio e magnésio, determina-se que a amostra é de água mole como prevê o diagrama da figura 1.
Como a água da

Relacionados