RELATÓRIO_DE_PRÁTICA_COM_COLORAÇÃO_DE_GRAM

947 palavras 4 páginas
1- Introdução

A aula prática realizada consiste em um método de coloração desenvolvido pelo patologista dinamarquês Hans Christian Joachim Gram. Gram, em 1885, publicou na revista científica Fortschritte der Medizin, em Berlim, Alemanha, um método de coloração de bactérias que até hoje vem sendo utilizado para fins de classificação de micróbios.
A idéia da técnica surgiu enquanto o pesquisador examinava o tecido pul¬monar de pacientes que haviam morrido com pneumonia. Ele percebeu que alguns dos corantes utilizados eram retidos, preferencialmente, pelas células bacterianas. A técnica foi gradativamente aperfeiçoada pela adição de outras etapas de coloração. A composição da parede celular é a característica principal no mecanismo de coloração de Gram. Existem dois tipos, as que possuem uma parede expessa de peptideoglicano (mureína) e ácido teicóico, que são classificadas como Gram-positivas e as que possuem uma fina camada de peptideoglicano sobre a qual se encontra uma membrana externa composta por lipoproteínas, fosfolipídeos, proteínas e lipopolissacarídeos e são classificadas como Gram-negativas.

2 -Objetivos

2.1 - Objetivo geral:

Apresentar uma forma de coloração que permita diferenciar células bacterianas de acordo com as características de suasestruturas de superfície.

2.2 - Objetivos específicos: a- Aprender a preparar esfregaço de bactérias; b- Realizar a técnica de Coloração de Gram; c- Aprender o fundamento do método de coloração de Gram; d- Comparar a estrutura da parede celular das bactérias Gram-positivas e Gram-negativas;

3 - Materiais e Métodos

3.1 - Materiais

a. hastes flexíveis com ponta de algodão hidrófilo (cotonetes);
b. lâminas de vidro para microscopia;
c. caneta para escrever em vidro;
d. solução de cristal violeta constituída por 1g de cristal violeta, 10mL de álcool a 95º GL, 2g de fenol e 100mL de água destilada;
e. solução de iodo, conhecida como solução de. É constituída por 1g de iodo

Relacionados