Relatório de Petrologia - Sill de Limeira

1928 palavras 8 páginas
Relatório de Campo

Excursão nº 1
Sill básico de Limeira e Complexo granítico Socorro

INTRODUÇÃO

1.1 - Apresentação e Objetivos:

O presente relatório se faz necessário após a primeira saída de campo da disciplina de Petrologia Magmática e Metamórfica realizada no dia 03 de maio de 2011. Nesta saída de campo foram visitadas duas pedreiras, uma em Limeira (Pedreira Cavinatto – SP 310/Km 139,5), onde ocorre o Sill básico de Limeira, que consiste em um processo de evolução magmática de um sistema fechado, e a segunda em Atibaia (Pedreira Atibaia – Rodovia D. Pedro I – SP 065/Km 083), onde há ocorrência do complexo granítico Socorro, sendo este a evolução magmática de um sistema aberto, com magmas de natureza ácida (graníticos) e de natureza básica (dioríticos). As saídas de campo têm o objetivo de mostrar, na prática, além do modo de ocorrência a disposição espacial das rochas magmáticas e sua influencia no ambiente, para que haja uma síntese dos conhecimentos teóricos e sua conseqüente consolidação. Pôde-se observar em campo não só as estruturas e as dimensões dos afloramentos más também sua influência nas litologias locais, influenciando em todos os pacotes de rochas próximos.

1.2 - Metodologia utilizada

A metodologia do trabalho de campo consiste basicamente na observação dos afloramentos visitados, sendo conseqüente a sua descrição através de desenhos e anotações em caderneta de campo. Além disso, foram coletadas amostras de diversos pontos visitados, para sua posterior análise e descrição. Foram usados materiais básicos de campo como:
- martelo, lupa, canivete, e ácido clorídrico 10% (HCl 10%).

2 – Síntese Geral dos Corpos Magmáticos Visitados

2.1 – Síntese Geológica do Sill Básico de Limeira

A pedreira onde ocorreu a primeira parada para a observação e análise do Sill de Diabásio esta localizada na cidade de Limeira, a noroeste da

Relacionados

  • Heliodoro
    53160 palavras | 213 páginas
  • 8 GEOLOGIA DA REGI O SUDESTE
    90737 palavras | 363 páginas
  • RELATORIO
    38752 palavras | 156 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas