Relatório de orgexp I

638 palavras 3 páginas
IQO130 - Química Orgânica Experimental I

Extração, Identificação e Purificação de Líquidos

Turma: Segunda-Feira, de 18:0 às 21:30h
Professor: André Luis Gemal

I. Resultados e Discussão

Primeiramente, fez-se uma destilação simples da mistura para, a partir desta, decidir qual seria a coluna de destilação mais adequada.
A destilação simples é a separação de uma mistura líquida nos seus componentes por meio de fervura seguida da condensação do vapor. Os vários componentes condensam a diferentes temperaturas, o que permite que sejam separados uns dos outros. Não é uma forma muito eficiente para separar líquidos com diferença de pontos de ebulição próximos. Para isso necessitase de uma coluna fracionada.
A escolha da coluna fracionada depende da diferença dos pontos de ebulição dos componentes da mistura. Quanto menor a diferença, maior será o número de pratos teóricos necessários para uma separação eficiente.
Para isso, era necessário se observar duas temperaturas que permaneceriam constantes por uma pequena fração de tempo, indicando os dois valores de temperaturas próximos aos possíveis pontos de ebulição das substâncias. Observamos essa “constante parcial” nas temperaturas 38°C e 114°C, desta forma, obtivemos uma diferença de aproximadamente 80°C.
Sendo assim, escolhemos a coluna de destilação de 20 cm para uma maior exatidão na extração das substâncias, mesmo esta sendo para variações de temperatura em torno de 100°C, pois a de tamanho inferior abrangia em torno de 70°C.
Em segundo momento, fez-se uma destilação fracionada para separar as duas substâncias. Percebemos o inicio da ebulição e as constantes de temperatura voltaram a aparecer em torno das mesmas temperaturas anteriores. Desta forma, ao atingirmos essa constante, coletamos cerca de 2 mL de cada amostra (em cada uma das constantes) em frascos separados, nos quais teríamos, teoricamente, substancias puras para determinação dos pontos de

Relacionados

  • Relatorio orgexp i
    2220 palavras | 9 páginas