Relatório de introdução a computação - calculando áreas com o visualg

582 palavras 3 páginas
Para calcular a área de polígonos são necessárias as mais variadas fórmulas e os mais variados cálculos. Quando temos um polígono definido, podemos facilitar o cálculo fazendo um programa que calcule a sua área e o que mais for solicitado. O programa atual foi feito para calcular o perímetro, área, cosseno do ângulo e a distância entre pontos de um polígono. Criamos através do programa GeoGebra um polígono qualquer (pentágono) com cinco pontos distintos (A, B, C, D e E). Fizemos a localização desses pontos no espaço (achamos suas coordenadas em relação aos eixos X, Y e Z) para podermos calcular o que se pede. Primeiramente o programa pede para que seja escrito, respectivamente, os pontos X, Y e Z de cada ponto. Para i (representando as linhas da matriz) o programa irá pedir cinco vezes, pois são cinco pontos (A, B, C, D e E). Para j (representando as colunas da matriz) o programa irá pedir três vezes, pois são três eixos (X, Y e Z).
Após receber todos esses valores, o programa irá calcular a distância entre os pontos através da fórmula D= √ (Xb-Xa)²+(Yb-Ya)²+(Zb-Za)². São obtidas seis distâncias. D1 equivale a distância entre A e B, D2 entre B e C, D3 entre C e D, D4 entre D e E, D5 entre A e E e D6 entre B e D. A partir da soma dessas distâncias conseguimos achar o perímetro, sendo assim P= D1+D2+D3+D4+D5. D6 não foi utilizada para o cálculo do perímetro, porque ela não faz parte do contorno da figura, mas D6 auxiliará no cálculo de uma área futura.
O próximo passo foi calcular o cosseno dos ângulos formados pelos segmentos de reta do pentágono. Para isso, foi utilizada a fórmula COS Θ = (u.v)/ (|u|* |v|), onde u e v equivaleram a um segmento de reta distinto.
Sabendo o perímetro, a distância entre os pontos e o cosseno dos ângulos, só resta descobrir a área do polígono. Visualizando o nosso pentágono, percebeu-se que para calcular sua área bastava dividi-lo. Fazendo isso foram formados um trapézio e um triângulo. Por se tratar de um triângulo isóscele,

Relacionados

  • 201728346 Linguagem De Programacao Go Google Apostila Livro Curso Docx
    142137 palavras | 569 páginas