Relatório de Hidráuica

433 palavras 2 páginas
1- Introdução Vertedores: São utilizados em pequenos cursos d’água e canais. Os vertedores são simples aberturas ou entalhes na parte superior de uma parede por onde o líquido escoa. Podem ser instalados em cursos naturais ou artificiais. Existem vários tipos de vertedouros, os que serão tratados nesse trabalho são: O vertedouro triangular, que possui maior precisão para pequenas vazões, e o vertedouro retangular, que pode ser com uma, duas ou nenhuma contração lateral e que são calculados para medir grandes vazões. Em hidráulica, vertedouro é uma estrutura hidráulica que pode ser utilizada para diferentes finalidades, como medição de vazão e controle de vazão, sendo estes os principais usos. Quando o objetivo é a medição de vazão, uma geometria bastante empregada é a triangular de parede delgada, embora possam ser empregadas as formas retangular, semicircular, entre outras. O vertedor é essencialmente um orifício sem a parte superior. Os vertedouros podem conter algum mecanismo que regule a passagem do fluxo de água por eles. Nas barragens, este serviço geralmente é feito por comportas de aço, ou por válvulas.
2- Procedimento Experimental O procedimento experimental foi realizado no laboratório de Hidráulica da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu com o acompanhamento da Professora Juliana.
2.1- Materiais Canal Hidráulico, Vertedor Retangular e Vertedor Triangular.
2.2- Métodos O Método utilizado foi o Método de Vertedores. Primeiramente, ligou o canal hidráulico e colocou o vertedor no reservatório. Depois de acordo com o nível de água no vertedor, foi tirando as medidas de H. Para este trabalho foi utilizado o vertedor triangular e retangular (com duas contrações) e com paredes delgadas. Logo após foi feito o cálculo de vazão do reservatório.

3- Resultados Com as medidas de coluna d’água encontradas, podemos calcular a vazão dos vertedores com as fórmulas a seguir:
1- Vertedor

Relacionados