Relatório de Física II - DILATAÇÃO TERMINCA

1146 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE TIRADENTES
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO DE FÍSICA II
DILATAÇÃO TÉRMICA

Aracaju
Outubro, 2012

RELATÓRIO DE FÍSICA II
DILATAÇÃO TÉRMICA

Relatório de física apresenta como requisito parcial a avaliação da disciplina de Física II, ministrada pelo Prof. José Elisandro, no 2° semestre de 2012.

Aracaju
Outubro, 2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04
OBEJTIVOS 05
METODOLOGIA 06
RESULTADOS E DISCUSSÕES 07
CONCLUSÃO 09
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 10

1.INTRODUÇÃO

Os corpos sólidos são compostos de moléculas ou átomos unidos por forças de natureza elétrica e que podem vibrar em torno de uma posição de equilíbrio. O aumento da temperatura gera uma maior amplitude destas vibrações e com isso o sólido aumenta de tamanho ou dilata. O efeito inverso, a diminuição da temperatura, produz uma contração.
Dilatação é o aumento do volume de um corpo sem que ele receba qualquer acréscimo de material. Na sua maioria os sólidos e líquidos se dilatam quando aquecidos e se contraem quando esfriam.
A dilatação sempre se dá em todas as dimensões do corpo. Entretanto, por conveniência, divide-se o seu estudo em dilatação linear, superficial e volumétrica. Esta divisão está diretamente relacionada às dimensões relevantes do processo estudado. Por exemplo, uma barra metálica em que se quer analisar seu comprimento Lo pode ser tratada como um objeto em uma dimensão. Neste caso, a variação do comprimento ΔL depende do comprimento inicial Lo, da variação da temperatura (ΔT) e das características do material do qual a barra é feita, para determinar essa variação se utiliza a dilatação linear. A dilatação linear ocorre de maneira proporcional à variação de temperatura e ao comprimento inicial . Mas ao serem analisadas barras de dimensões iguais, mas feitas de um material diferente, sua variação de comprimento seria diferente, isto porque a dilatação também leva em consideração as

Relacionados