Relatório de Fisexp (Reflexão e refração)

1235 palavras 5 páginas
Objetivo

Com a construção dos experimentos, foi possível observar o comportamento dos raios refletido e refratado e seus respectivos ângulos, de acordo com o raio e o ângulo incidente, em cada situação. A coleta e análise dos dados nos experimentos permitiu a visualização do que diz as leis de reflexão e a lei de Snell. Então, através da realização dos experimentos, pudemos identificar e descrever as leis de reflexão e refração.

Material utilizado

Espelho plano
Disco ótico
Dióptro semicircular

Introdução

Reflexão e refração são fenômenos muito comuns que estão relacionados à propagação da luz. Quando a luz incide sobre uma superfície separando dois meios, podem ocorrer dois fenômenos distintos: reflexão e a refração. Quando parte da luz volta e se propaga no mesmo meio em que incide, chamamos de reflexão da luz. A outra parte da luz que passa de um meio para o outro, propagando-se no segundo, denominamos de refração da luz.

De maneira simples podemos dizer que a reflexão é o ato da luz ser refletida para o meio que estava se propagando. O fenômeno da reflexão é descrito por duas leis:

Primeira lei – “O plano de incidência coincide com o plano de reflexão”. Isto quer dizer que o raio de incidência, o raio refletido e a reta normal se encontram no mesmo plano.

Segunda lei – De acordo com a segunda lei, o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão, ou seja, Өᵢ=Өᵣ.

Quando a luz passa de um meio para o outro, ocorre a refração além da reflexão. Podemos definir a refração como sendo o fenômeno que consiste na mudança de direção de propagação dos feixes de luz quando essa passa de um meio para o outro. Este fenômeno é regido pela Lei de Snell, descoberta pelo matemático e astrônomo holandês Snell Descartes, que relaciona os ângulos de incidência e refração com os índices de refração da seguinte forma:

n₁senӨ₁=n₂senӨ₂

Onde:

n₁ e n₂ - são os índices de refração;
Ө₁ e Ө₂ - são os ângulos de incidência e de

Relacionados