Relatório de fexp 1 lançamento horizontal

1248 palavras 5 páginas
RELATÓRIO FÍSICA EXPERIMENTAL I

Introdução

A dupla realizou o experimento denominado “Lançamento Horizontal”. O objetivo era calcular a velocidade inicial de um objeto (no caso, duas esferas com raios e massas distintos). A velocidade inicial corresponde à velocidade no instante de lançamento, ou seja, instante inicial do movimento, denominado T0.
Durante tal experimento, foram medidos os alcances em função de alturas pré-determinadas, com o objetivo de aplicar tais dados em uma equação matemática e descobrirmos o valor da velocidade inicial do objeto.

Procedimento Experimental

Para a realização do experimento, foram seguidos alguns passos:

Material necessário: * 1 rampa principal de H = 100mm de altura; * 1 conjunto de sustentação com escala linear milimetrada; * Haste e sapatas niveladoras; * 1 fio de prumo com engate rápido; * 2 esferas metálicas de lançamento (Raios distintos); * Trena de 2 metros; * 2 Folhas de papel carbono; * Papel milimetrado; * Duas folhas de papel A4; * Fita adesiva; * 1 compasso;

1. O arranjo utilizado fora o seguinte:

De acordo com a figura, encaixa-se a haste no conjunto de sustentação e a partir daí a rampa principal na haste. Em seguida, deve-se nivelar as três sapatas da base a uma mesma altura.

O próximo passo é regular a altura da rampa principal (h).

Com auxílio da trena, deve-se determinar a altura do lançamento.

Com auxílio da trena, deve-se determinar a altura do lançamento.

A folha A4 deve estar posicionada abaixo do papel carbono e próxima ao arranjo experimental.
A folha A4 deve estar posicionada abaixo do papel carbono e próxima ao arranjo experimental.
Em seguida, fixa-se uma folha de papel A4 com a fita adesiva na superfície de apoio a base de sustentação e sobre a folha A4 coloca-se uma folha de papel carbono. A extremidade da folha A4 deve estar coincidindo com o fio de prumo para que seja possível realizar a medição.

Rampa

Relacionados

  • Trabalhos
    49122 palavras | 197 páginas
  • Equação
    35593 palavras | 143 páginas