relatório de estágio

1493 palavras 6 páginas
Roteiro de perguntas para coleta de dados:

1. O que você entende por educação, ensino e pesquisa?
2. Para você, qual a contribuição da pesquisa enquanto principio educativo para a prática pedagógica do professor referente à inclusão na escola?
3. Qual o posicionamento da escola em relação à integração e inclusão?
4. Qual a sua concepção sobre a inclusão escolar?
5. O que é necessário para que uma escola se torne inclusiva?
6. O que o Regimento da escola prevê sobre a inclusão?
7. A escola atende alunos com necessidades educacionais especiais? Como é o processo de inclusão?
8. Você promove / promoveu adaptações em materiais didáticos diante de necessidades educacionais especiais de algum aluno? Qual (is)? Como foi esse processo?
Entrevista 1:
1. É adquirir novos conhecimentos, ser agente de seu próprio aprendizado. Muitas vezes esse ensino precisa ser estimulado a ser pesquisado e aprofundado mais.
2. Quanto mais há pesquisa e aplicação da mesma, melhores são os aprendizados. Se o professor pesquisa é porque vai colocar em prática, vai avaliar, levantar os aspectos positivos e negativos, e se propondo a buscar novamente.
3. Hoje não se tem mais espaço apenas para uma integração, hoje temos inclusão com aprendizado.
4. É uma tarefa que precisa estar interligada com todos os profissionais da escola/família e em alguns casos ainda outros profissionais como psicóloga, fonoaudióloga, psicopedagoga... para se ter êxito.
5. Apenas mudança de concepções, novas aprendizagens, derrubar barreiras, mas não é fácil.
6. Prevê uma educação para todos, com salas de recursos, apoio, trabalho em equipe com todos os profissionais, serviço de monitoria...
7. Sim, hoje é tranquilo, faz algum tempo que a escola desenvolve esse trabalho, claro que ainda enfrentando desafios, a cada ano nos deparamos com situações novas, mas há um trabalho em equipe bem comprometido.
8. Trabalho em sala de recursos e faço isso todo dia, adaptações que vão desde uma letra ampliada,

Relacionados